Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Manutençao da Torre da Labre Paraiba - Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Manutençao da Torre da Labre Paraiba - Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Roberto Landell de Moura

Roberto Landell de Moura

Gaúcho, nascido em Porto Alegre, numa casa de esquina da rua Bragança, hoje Marechal Floriano Peixoto, com a antiga Praça do Mercado, aos 21 de janeiro de 1861, tendo sido batizado, conjuntamente com sua irmã Rosa, a 19 de fevereiro de l863, na igreja do Rosário, que anos mais tarde viria a ser seu vigário. Landell de Moura era o quarto de quatorze irmãos, sendo seus pais o
Sr. Ignácio José Ferreira de Moura e Sara Mariana Landell de Moura, ambos descendentes de tradicionais famílias rio-grandenses - o pai, descendente de portugueses e a mãe de escoceses. Roberto Landell de Moura estudou com o pai as primeiras letras. Freqüentou a Escola Pública do Professor Hilário Ribeiro, no bairro da Azenha, a seguir entrou para o Colégio do Professor Fernando
Ferreira Gomes. Com 11 anos, em 1872, estudou no Colégio Jesuíta de Nossa Senhora da Conceição, de São Leopoldo-RS, onde concluiu o curso de Humanidades. Após seguiu para o Rio de Janeiro, onde foi cursar a Escola Politécnica]

]

Primeira Estação de Rádio Brasileira

Primeira Estação de Rádio Brasileira

   O primeiro transmissor de ondas de Rádio do Brasil que se tem notícia, foi instalado no ano de 1913 por Paul Forman Godley, um dos fundadores da ADAMS – MORGAN PARAGON, na região Amazônica, a pedido do governo brasileiro. Ao retornar para a América, ele conheceu Edwin Howard Armstrong numa reunião do Clube de Rádio da América, em 1914, e se admirou ao saber que Armstrong conseguia escutar essas estações brasileiras com regularidade. O segredo, claro, era o circuito regenerativo. Armstrong não havia conseguido fazer funcionar o circuito regenerativo nas ondas curtas, onde os radioamadores operavam, além do mais, ele tinha maiores interesses na área comercial do rádio. Após uma série de testes, Godley ajustou os circuitos de grade e placa de seu rádio com variometers auto ajustáveis, e aí nasceu o receptor Paragon.

COMO FUNCIONA UM TRANSMISSOR DE RÁDIO FREQUÊNCIA

COMO FUNCIONA UM TRANSMISSOR DE RÁDIO FREQUÊNCIA


A Radio é um sistema de comunicação usando ondas electro magnéticas que se propagam pelo espaço.
Usam-se ondas radiofónicas de diferente comprimento (comprimento de onda) para distintos fins.
Em geral as ondas electromagnéticas distinguem-se pela sua frequência que é inversa ao comprimento de onda.
As ondas mais curtas têm frequência mais alta e um comprimento de onda mais baixo, enquanto as ondas de frequência mais baixa têm um comprimento de onda mais elevado.A frequência corresponde a um determinado número
 de ciclos por segundo. 




Foi o nome do pioneiro da rádio alemão Heinrich Hertz que serviu para baptizar a unidade de medida da frequência; Hertz (Hz).
Assim um ciclo por segundo equivale a 1Hz (Hertz), 1KHz é igual a 1000 Hz, ou 1000 ciclos por segundo, e assim sucessivamente. As ondas de rádio vão de alguns KHz (Kilohertz) a vários gigahertz (GHz), 1.000 milhões de ciclos por segundo.





PATRONO DAS TRANSMISSÕES DE RÁDIO



Roberto Landell de Moura nasceu no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, no dia 21 de Janeiro de 1861, à rua Bragança, em uma casa que fazia esquina com a antiga praça do Mercado.

Foi batizado junto com sua irmã Rosa, no dia 19 de Fevereiro de 1863, na igreja do Rosário, onde foi vigário até falecer.

Ele foi o 4° entre 12 irmãos, seu pai Sr. Inácio José Ferreira de Moura e sua mãe Sra. Mariana Landell de Moura.

Faleceu anonimamente aos 67 anos, no dia 30 de Julho de 1928, em uma sala humilde da Beneficência Portuguesa, cercado dos amigos mais íntimos e alguns familiares.

Uma grande injustiça houve com a genialidade de Landell de Moura, existem provas que demonstram que ele, foi o primeira inventor da transmissão de informações sem o uso de fios.

Foi vitima do preconceito e da ignorância do povo brasileiro, tendo que registrar suas idéias em outro país, para que fossem aproveitadas na integra.

Após ter obtido os registros fora do Brasil e mesmo provando rigorosamente os fatos científicos ao mudo acadêmico, ao voltar para o brasil continuou sofrer toda a espécie de preconceitos, acabando por desistir das pesquisas cientificas, dedicando-se exclusivamente a religião.

Uma excelente página sobre a vida de Landell de Moura e suas obras pode ser vista acionando-se a (ver) tecla abaixo.

O centenário do rádio

O centenário do rádio

Ndia 12 de dezembro de 1901, o cientista italiano Guglielmo Marconi inaugurava gloriosamente a era das telecomunicações de longa distância por ondas de rádio. É uma data com um enorme significado histórico, pois foi nela em que se estabeleceu, pela primeira vez, comunicação pelo éter entre dois continentes. Um sinal de rádio foi enviado de Poldhu, em Cornwall, na costa oeste da Grã-Bretanha, para St. John, em Newfoundland, no Canadá, atravessando quase que instantemente 3.000 km sobre as águas e a atmosfera gelada do Atlântico Norte. Marconi estava em Newfoundland, e ouviu os três pontos típicos do código Morse para a letra "s".




Marconi declarou para a imprensa: "Confirma-se o fato no qual acreditei por tanto tempo: não existe distância na Terra que as comunicações para o rádio não possam conquistar". Ele tinha derrotado as previsões de outros cientistas, que afirmavam que as ondas de rádio, que caminham em linha reta desde o seu ponto de emissão, nunca poderiam alcançar outros pontos localizados a grandes distâncias na superfície da Terra, devido à sua curvatura. Este é o chamado "problema da linha de visada", ou seja, os dois pontos entre os quais se vai fazer a transmissão precisam estar situados na mesma linha reta de visão. É por isso que existem tantas antenas enormes em cima de morros, prédios, etc.: quando mais alta for a antena de transmissão, mais longe ela consegue alcançar com seu sinal. Uma linha de transmissão terrestre pode ser construída, portanto, colocando antenas de retransmissão a distâncias regulares umas das outras, e passando o sinal entre elas. O problema é que isso não dá para fazer nos mares e oceanos e em muitos outros lugares inóspitos da Terra.








Marconi resolveu o problema de uma forma muito simples (mas de resultados imprevisíveis para a época): usando uma freqüência e potência adequadas de transmissão, as ondas de rádio são enviadas pela antena em direção à uma camada da atmosfera chama ionosfera, contra a qual se refletem, descendo novamente em direção à Terra. Como a camada refletora está entre 90 a 320 km de altitude, um simples cálculo geométrico mostra que uma única reflexão é capaz de enviar o sinal a até 5 a 15 mil km de distância. A proeza pode ser prolongada à distância que quisermos, construindo uma estação repetidora no solo, que recebe este sinal e o reenvia para a ionosfera em um novo salto.


A ionosfera tem esse nome pois tem uma alta proporção de átomos de gases ionizados, ou seja, eletrificados através da perda ou ganho de elétrons. As radiações solares são responsáveis por essa ionização, portanto a altitude e capacidade refletiva da ionosfera varia de acordo com a hora do dia (é por isso que as estações de rádio podem ser ouvidas melhor e mais longe à noite do que de dia) e com as condições solares. As irrupções solares de radiação eletromagnética que ocorrem periodicamente provocam grandes distúrbios nas radiocomunicações terrestres, por causa disso. Outra coisa: as ondas de rádio usadas para propagação celestes precisam ser de uma determinada faixa de freqüência, que é o número de vezes por segundo que a onda de rádio muda de amplitude. Elas podem ser classificadas, de acordo com essa banda, ou faixa de freqüências, em VLF ("Freqüências Muito Baixas"), HF ("Freqüências Altas"), VHF ("Freqüências Muito Altas") e UHF ("Freqüências Ultra Altas"). Apenas as ondas de freqüência mais elevadas (que eram chamadas de ondas curtas, como se lembram os entusiastas da escuta de rádio) é que podem ser refletidas dessa maneira, por isso quando uma estação de rádio deseja ter alcance mundial, como a BBC, ou a Voz da América, elas utilizam transmissores superpotentes de ondas curtas. É necessário que o receptor de rádio utilizado seja capaz de receber essas freqüências também, antigamente um rádio de ondas curtas era um objeto de desejo dos adolescentes, tanto quanto um videogame de última geração, hoje em dia. Existe também um limite superior de freqüência para que ocorra a reflexão atmosférica, que pode variar 10 a 50 MHz, dependendo das condiçõesde propagação, e que é chamado de MUF ("Uso de Freqüências 

Máximas").


Nesta semana, o mundo todo está prestando suas homenagens a Marconi, que pode ser considerado um dos maiores gênios da Humanidade, um homem de calibre igual ao de Thomas Alva Edison, o inventor da lâmpada elétrica, do fonógrafo e de tantas outras inovações que revolucionaram o final do século XIX e o começo do século XX.

Nascido em 1874, em Bolonha, na Itália, ele não só desenvolveu o método de transmissão de rádio a longa distância, como também foi o inventor dos primeiros aparelhos de rádio-transmissão e rádio-recepção práticos e modernos. Em 1895, utilizando os princípios de geração e transmissão de ondas de rádio descobertas oito anos antes pelo cientista alemão Heinrich Hertz (em cuja homenagem as ondas de rádio são também chamadas de hertzianas, e com uma unidade de medida de freqüência em hertz, ou ciclos por segundo), ele conseguiu construir aparelhos capazes de se comunicarem à distância de 2 km, aproximadamente, na fazenda de sua família, em Pontecchio


Ele explorou rapidamente as conseqüências de sua invenção: em 1896 ele a patenteou, em 1897 montou uma empresa na Inglaterra, a Marconi Co. (que existe até hoje), e em 1898 instalou a primeira estação de rádio comercial, na ilha de Wight, bem como a primeira fábrica de aparelhos de rádio, em Chelmford. Em 1899 ele instalou transmissores de rádio em navios de guerra britânicos, fez a primeira transmissão entre dois países (entre a Inglaterra e a França, através do Canal da Mancha), e levou triunfantemente sua invenção para os EUA. Entre suas façanhas científicas figuram a invenção da radionavegação por microondas, e a previsão teórica do radar para detecção a distância (em 1922).

Em 1909, sem nunca ter feito um curso superior, Marconi recebeu o prêmio Nobel de Física. Quando faleceu, em 1937, o mundo todo estava interligado pelas ondas de rádio e uma nova era das telecomunicações tinha sido iniciada. 




Radioamadores no R. de Janeiro 1926


Cooperação do Amigo Wellington Soares


Cooperação do Amigo Wellington Soares

Cooperação do Amigo Wellington Soares

Cooperaçao do Amigo Wellington Soares




Manutençao da Torre da Labre Paraiba - Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Manutençao da Torre da Labre Paraiba - Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Manutençao da Torre da Labre Paraiba - Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Manutençao da Torre da Labre Paraiba - Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Cooperaçao do Amigo Wellington Soares


Manutençao da Torre da Labre Paraiba - Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Manutençao da Torre da Labre Paraiba - Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Manutençao da Torre da Labre Paraiba - Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

Manutençao da Torre da Labre Paraiba - Cooperaçao do Amigo Wellington Soares

ESQUEMA fonte1

ESQUEMA fonte1

esquema Fonte estabilizada de 20 amp e 5-20 volts



esquema Fonte estabilizada de 20 amp e 5-20 volts

Convertendo Fonte de PC em fonte de 13.8V20A

Convertendo Fonte de PC em fonte de 13.8V20A

Imagine uma fonte de 13.8V/20A para sua estação pelo mesmo preço de uma fonte de PC! Talvez você já tenha conversado com algum colega que esivesse transmitindo com uma fonte dessas, talvez até conheça quem tem uma. Mas já experimentou perguntar para quem sabe como modificar? Provavelmente a resposta será muito complexa. Não sei por que certos colegas radioamadores gostam de guardar tantos segredos! Temos que compartilhas essas informações, assim todos saem ganhando.
Parte prática

  Bom, primeiro passo é conseguir uma fonte dessas. Ela deve ser de boa qualidade e ser de pelo menos 300W. A que eu mostro nas fotos eu comprei numa das lojinhas da rua Sta Efigênia em São Paulo. Talvez estejamos inflacionando o mercado com tanta procura por essas fontes. Eu mesmo comprei 6! Depois uns amigos compraram mais 10! A marca dessa fonte comprada é Troni. Na realidade, quem fabrica deve ser outra empresa e a Troni apenas coloca o nome, por que eu já ví outra fonte idêntica mas de outra marca. Mas tente achar da Troni, pois essa é garantido que funciona bem.




Foto 1 - Fonte original

   Segundo passo, abra a fonte, desolde todos os fios de: +12V, +5V, GND, PG, -5V e -12V. Depois retire o L2. Tem dois indutores na saída da fonte, um grande e um pequeno, o L2 é o pequeno. Na foto 2 você verá a fonte antes da retirada dos fios e do indutor, na foto 3 já sem os fios e o indutor. Se a sua fonte não tiver o indutor L2, retire o jumper que está no lugar dele. E se sua fonte for de outra marca e não tiver nada parecido com o indutor L2, simplesmente corte a trilha de saída dos 5V do transformador. A retirada desse indutor é apenas para tirar a referência de 5V do circuito regulador.





Foto 3 - Após retirar o indutor e os fios
   Terceiro passo, solde um diodo zener de 8.2V com o catodo (lista) ligado ao +12V. O anodo do zener você solda no anodo de um diodo retificador qualquer (ex:1N4001, 1N4004,  1N4007...). O catodo (lista) do diodo retificador você liga ao +5V. Ligue também um capacitor de 100uF/16V ou 220uF/16V em paralelo com os diodos, com o negativo ligado ao +5V. Agora é só ligar juntos uns 2 ou 3 daqueles fios que você retirou dos +12V a um borne vermelho, e o mesmo do GND a um borne preto. Está pronta sua fonte chaveada de 13.8V/20A




Foto 4 - Já com os diodos e o capacitor
Parte teórica
  Na realidade o que fizemos foi "enganar" o circuito que regula a tensão de saída da fonte. O circuito regulador recebe +/- 5V da saída do transformador, tendo esse valor como referência, se a tensão de entrada da rede elétrica subir ou descer, o regulador trata de corrigir isso na saída. Então o que fizemos foi tirar essa referência com a retirada do L2. O circuito de regulagem ficou sem referência.   
  Colocando o diodo zener de 8.2V mais o retificador comum, tivemos uma diferença de 8.2V + 0.7V, totalizando 8.9V, some os 5V você terá 13.9V, bem próximo dos 13.8V. Se você quiser ter exatamente os 13.8V, consiga uma combinação de zener com diodo retificador, ou mesmo com led (1.7V) até a tensão desejada.
   O capacitor em paralelo é para eliminar um zumbido que aparece em algumas fontes, esse zumbido aparece apenas numa certa faixa de consumo de corrente. No meu caso ele apareceu entre 500mA e 3A. Esse capacitor eliminou completamente o zumbido.
   Essas fontes chaveadas tem proteção de sobrecorrente, curto e temperatura. Consegui 20A sem que ela se desarme. Se você colocar a saída em curto, ela se desarma. Para rearma-la basta desligar a fonte, esperar uns 5s (a ventoinha dá uma girada), e liga-la novamente. Segue abaixo o esquema da conversão:





Esquema da conversão
   Só pra terem uma idéia, coloquei essa fonte que alterei na 145.230 e ela aguentou por 7:30h ininterruptamente alimentando todo o repeditor que consome 15A. Depois ela se desarmou por excesso de temperatura. Foi só desliga-la e liga-la novamente que voltou normal. Mas para operação de uma estação normal, ela aguenta sem problemas, já que ninguém transmite por mais de 5 minutos direto.
   Outra detalhe, estivemos pensando sobre os possíveis defeitos que poderiam ocorrer com a conversão. Se os diodos entrarem em curto, a fonte desarma, mas se um deles abrir, ela eleva a saída para 28V. Bom, eu nunca peguei um diodo aberto, só em curto, mas como proteção nesse caso, não custa colocar um varistor de 15V ou 20V em paralelo com a saída da fonte (+12V e GND). Se por algum motivo os diodos entrarem em curto, o varistor colocará a saída da fonte em curto e ela desarmará.
Fontes ATX
   Hoje em dias as fontes são do tipo ATX, a única diferença que eu percebí, pelo menos na ATX da Troni, é que você terá que aterrar o fio verde para que ela funcione do mesmo jeito que as anteriores.
Responsabilidade
   Esse modificação é fornecida apenas a título de experiência, não nos responsabilizamos pelo funcionamento ou não da modificação. Esperamos que a pessoa que vai fazer a modificação tenha algum tipo de experiência com eletrônica. Se você não sabe qual a função de um diodo ou mesmo de um resistor, peça a alguém com conhecimentos em eletrônica para efetuar a modificação para você.
ATENÇÃO
O dissipador de alumínio é ligado diretamente a fase da rede elétrica, não tente toca-lo para verificar se a fonte está esquentando, pois como existe um dobrador de tensão na entrada, poderá levar um choque de mais de 200V! Não manusear a fonte descalço.

Cobra 148 GTL/2000 GTL

Cobra 148 GTL/2000 GTL
Caro Amigo.
Dicas Quentíssimas sobre este equipamento, todas testadas e com desempenho profissional, no entanto, não posso me responsabilizar por seus erros nas alterações. Caso o amigo não tenha conhecimentos básicos de eletrônica, é aconselhado não tentar efetuar estas alterações.
Obs.: Pela Legislação Vigente é proibido as alterações deste equipamento para a faixa de 11 Metros (Faixa do Cidadão)


Colocando 10 Metros no Cobra 148 GTL



Colocar trimpot como mostrado na figura acima e
ajustar a voltagem no ponto do pino 10, para 3,54V

Reajustar L19
Reajustar L20 -- Para que o radio Transmita no digito 1 e no digito 40
Ligar Pino 11 do IC5 ao terra
Reajustar L5 e L6 para uma melhor recepção de sinais
Coloque uma chave ligando e desligando o trimpot ao Pino 10 do pll assim você pode ter os 11 e 10 metros

Liberação de Áudio

Remover Transistor (TR24)

Trocar (R210) para 10 R


_Alterar Voicelock (Quebrar Queixo)
Romper (D52) ao Lado do Cristal
Desligar Fio (K) que sai do trimpot (VR3)
Fazer ponte com fio em R174 (enfrente ao C.I.(IC3))
Ligar Fio (K) perto do Cristal com a Rede de 8V (Jumper (J29))

Qualquer Dúvida, envie e-mail contando qual a sua dificuldade
Bom divertimento.......






Radioamadores em Goiânia GO

Radioamadores em Goiânia GO

Radioamadores em B. Horizonte MG

Radioamadores em B. Horizonte MG

Instalação da Seccional da LABRE em João Pessoa PB

Instalação da Seccional da LABRE em João Pessoa PB

Radioamadores da 7a Região

Radioamadores da 7a Região

SÃO PAULO E MINAS GERAIS


Alguns dados podem estar incorretor ou desatualizados. Se souber de algum caso entre em contato para fazermos a devida correção.
SÃO PAULO E MINAS GERAIS
Freqüência SubtomRepetidoraLocalização
053.91082.5Repetidora Chapéu de Pano (6 metros)Serra Negra-SP
145.190-MiranteMonte Sião - MG 
145.210-MiranteMonte Sião-MG
145.23074.4PY2KCA - CRAM - Repetidora Princesa Tecelã Americana-SP
145.250103.5Jurumim - Pedra de São Domingos Avaré-SP
145.270-Link com UberabaViradouro – SP
145.270123.0PY2KSC - Grupo Anchieta - Serra do Japí São Paulo-SP
145.290--Joanópolis - SP
145.310--Xavantes
145.310107.2PY2KBZ - Cidade Azul Rio - Claro-SP
145.33077.0Princesa da SerraBotucatú
145.330-Radioamadores de Sumaré Sumaré-SP
145.330123.0-Itapeva-SP
145.350--São Paulo – SP
145.350100.0PY4RSJAndradas-MG
145.37088.5-Fartura
145.37082.5PY2KSS - CRAM (Link com 146.910 - Pedregulho)São Simão-SP
145.390123.0-S.Paranapiacaba
145.390123.0PY2KSA - Grupo Anchieta - Serra do MarSão Paulo-SP
145.39082.5-Itapetininga-SP
145.410100.0PY4RJA - Repetidora Portal de MinasJacutinga-MG
145.430-PY2KDD - LABREJaboticabal-SP
145.450-PY4ROFOuro Fino-MG
145.450156.7-Botucatú-SP
145.47082.5Repetidora Beira RioAmparo-SP
145.490123.0Serra do JapíSão Paulo - SP
146.610100.0Repetidora AquariosPoços Caldas-MG
146.61082.5Repetidora do GRABBIT - PY2KDNBarra Bonita - SP
146.610--S.J.Rio Preto
146.610100.0-Apiaí-SP
146.630-Repetidora de Varginha - MG - PY4RTOLambarí - MG
146.63077.0Repetidora Noiva da Colina IIPiracicaba-SP
146.650--São Carlos-SP
146.67082.5-Campinas-SP
146.690-REP Copom - LABREFernadópolis-SP
146.690-PY2KAZ - LABREVotuporanga-SP
146.71082.5PY2WVCampinas-SP
146.73077.0Repetidora Noiva da Colina ISão Pedro-SP
146.75067.0Repetidora SerranaBueno Brandão-MG
146.77077.0Grupo GRENNCampinas-SP
146.79082.5PY2KAS - ARASERVotorantim-SP
146.790--Monte Alto-MG
146.79077.0Repetidora ItacolomíExtrema-MG
146.810--Barirí-SP
146.810-PY2KCE - GRENN - Repetidora CapricornioMorungaba-SP
146.83077.0PY4RAN - Repetidora AlterosaAndradas-MG
146.83082.5-Marília-SP
146.850103.5-Barueri-SP
146.850--Baurú-SP
146.87082.5PY2KAA - POVAOCampinas-SP
146.890-Repetidora ArarunaAraras-SP
146.910- -Santo A. Platina
146.91082.5PY2KPD - CRAMPedregulho-SP
146.91082.5PY2KAM - Repetidora Chapéu de PalhaSerra Negra-SP
146.930-LABREParati-RJ
146.930--S.A.Platina-SP
146.930123.0PY2KAO - Grupo GRABAltinópolis-SP
146.930-LABREAvaré-SP
146.95071.9PY2KCK - Associação dos Rmds de Limeira PY2ARLLimeira-SP
146.960--Capão Bonito
146.97082.5-E.S. dos Pinhais-SP
147.00077.0PY2KFM - GREENCampinas-SP
147.000-PY2KEK - Grupo AnchietaMauá-SP
147.00077.0-Jaú-SP
147.030156.7CRASOVotorantim-SP
147.0602.5-Sta Rita P.Quatro
147.060--Indaiatuba-SP
147.070-Repetidora Princesa da Serra Botucatú-SP
147.09071.9Grupo AnchietaB.J.Perdões-SP
147.09082.5Bocaina-SP
147.120-GiroCampinas
147.120100.0Grupo GIRO Valinhos-SP
147.150-Repetidora em fase de testesItirapina
147.18091.5-Poços de Caldas-MG
147.180--Mogi das Cruzes-SP
147.210--S.M.Arcanjo-SP
147.24077.0PY2KCM - Mirante S.J.Boa Vista-SP
147.27091.5PY4RST Carmo Rio Claro-MG
147.300--Torrinha
147.300--São Paulo-SP
147.300--Guarapuã-SP
147.300--Uberaba - MG
147.330-PY2KCHSta Fé do Sul
147.330123.0LABRE Caieiras-SP
147.360123.0PY2KSM - Grupo Anchieta - Serra Cantareira São Paulo-SP
147.36082.5PY2KSR - CRAM - Morro do Itatiaia Sta Rita P.Quatro-SP
147.390--S.Jose Rio Preto-SP
224.02082.5POVAO Campinas-SP
224.700--Campinas-SP
436.00094.8-Mogi das Cruzes-SP
438.20074.4PY2KJR - CRAM - Morro do Itatiaia Sta Rita P.Quatro-SP
438.300123.0PY2KSM - Grupo Anchieta - Serra Cantareira São Paulo-SP
438.35091.5-Joanópolis-SP
439.100123.0-Fartura-MG
439.100100.0-Cabreuva-SP
439.100100.0PY2KJA - Serra do Japí São Paulo-SP
439.200100.0-Andradas - MG
439.350--Extrema-SP
439.550151.4PY2KJF - CRAM Americana-SP
439.600-PY2KSA - Grupo Anchieta - Parnapiacaba São Paulo-SP
439.700100.0Mirante S.J.Boa Vista-SP
439.800-PY2KDP - GREEN Campinas-SP
439.850-PY2KBT - ARASER Votorantim-SP
439.90082.5Repetidora Chapéu de Couro Serra Negra-SP
439.95071.9PY2KCK - Associação dos Rmds de Limeira PY2ARLLimeira-SP

REPETIDORAS DO BRASIL
LOCALIZAÇÃO
FREQUÊNCIA
ACRE:
Rio Branco146.940
ALAGOAS:
Joaquim Gomes 146.210
Maceió 145.120
Maceió146.820
Maceió 146.940
AMAPA:
-
AMAZONAS:
Manaus 146.760
Manaus 146.940
BAHIA:
Camaçari 146.800
Conceição da Feira 147.270
Ilhéus 146.640
Jequié 146.750
Salvador 146.670
Salvador 146.940
S Terezinha (Serra Jibóia) 146.730
Vitória da Conquista 145.210
CEARA:
Fortaleza 145.330
Fortaleza 145.390
Fortaleza 146.610
Fortaleza 146.670
Fortaleza 146.730
Fortaleza 146.820
Fortaleza 146.940
Fortaleza 147.150
Fortaleza 147.240
Guaraminanga 146.700
DISTRITO FEDERAL:
Brasília 145.290
Brasília 145.490
Brasilia 145.760
Brasília 146.810
Brasília 146.940
Brasília 147.330
Brasília 147.390
Brasília 439.050
ESPIRITO SANTO:
Cach de Itapemirim 145.450
Iconha 147.360
Vitoria 145.500
Vitoria 146.970
Litoral Sul 147.760
Litoral Sul 145.450
Litoral Norte 146.630
GOIAS:
Anápolis 145.230
Anápolis 146.970
Anápolis 147.150
Caldas Novas 147.210
Catalão 147.150
Ceres 145.250
Corumbá de Goiás 146.790
Cristalina 145.450
Cristalina 147.210
Goiânia 145.210
Goiânia 146.610
Goiânia 146.670
Goiânia 146.870
Goiânia 146.910
Goiânia 147.000
Pirinopolis 146.790
Pirinopolis 147.300
MARANHAO:
São Luís 146.760
São Luís 146.940
MATO GROSSO:
Cuiabá 146.940
Rondonopolis 438.000
Várzea Grande 439.000
MATO GROSSO DO SUL:
Aquidauana 146.940
Campo Grande 146.670
Campo Grande 147.060
Nova Alvorada 145.450
MINAS GERAIS:
Andradas 146.830
Andrelandia 146.610
Andrelandia 146.690
Barbacena 145.370
Belo Horizonte 145.350
Belo Horizonte 146.670
Belo Horizonte 146.940
Belo Horizonte 147.150
Bueno Brandão 146.750
Caldas Novas 147.190
Cambuí 145.450
Campo Belo 145.250
Gov Valadares 147.270
Guanhães 146.790
Ipatinga 145.390
Ipatinga 146.910
Jacutinga 145.410
Juiz de Fora 146.850
Lavras 146.670
Mateus Leme 145.210
Ouro Branco 145.290
Para de Minas 145.410
Rio Pomba 147.240
S Goncalo Sapucai 146.640
São João Nepomuceno 145.330
Varginha 146.630
Uberlândia 147.000
PARÁ:
Belém 146.760
Belém
Belém 146.850
Belém 146.940
PARAIBA:
Campina Grande 145.230
Campina Grande 145.330
Campina Grande 146.850
Campina Grande 147.180
Jacaraú 147.000
João Pessoa 146.730
João Pessoa 147.000
João Pessoa 147.150
Pedras de Fogo 145.230
Pico do Jabre 147.390
PARANA:
Apucarana 146.760
Campo Mourao 147.270
Cascavél 145.270
Cascavél 146.930
Cornélio Procópio 147.190
Curitiba 145.210
Curitiba (Link repetidoras sul) 145.310
Curitiba 146.640
Curitiba sub-tom 110,9146.760
Curitiba 146.850
Curitiba 147.090
Curitiba 147.150
Curitiba 147.210
Curitiba (Pico da Caratuva) sub-tom 110,9438.000
Curitiba 438.350
Foz do Iguaçu 145.210
Foz do Iguaçu 146.630
Francisco Beltrão 145.310
Guarapuava 145.500
Guarapuava 146.620
Ibaiti 146.880
Londrina 146.610
Londrina 146.670
Mamborê 147.120
Maringá 146.970
Mauá da Serra (Cadeado) 145.230
Mauá da Serra 438.375
Medianeira 145.390
Paranavaí 147.090
Sertanópolis 146.710
Sto Ant Platina 146.930
Beacons:
PY5BK 144.050
PY2BN 146.460
PY5IC 144.060
PY5CTB 144.080
PY5IC 432.080
PERNAMBUCO:
Arcoverde (Serra das Varas 145.410
Camaragipe 146.940
Caruaru 146.710
Catende ( Serra da Prata 145.310
Catende 439.950
Garanhuns (Torre da Telpe) 146.790
Garanhuns (Torre da Detelpe) 147.330
Gravatá (Serra das Russas) 146.880
Jaboatao 146.820
Jaboatão 146.880
Jaboatão 439.950
Olinda 146.970
Recife 145.450
Recife 146.910
Recife 146.940
Recife 147.150
Rio Formoso (Torre da Telpe) 145.350
São Caetano (Serra da Pitombeira) 147.300
Taquaritinga do Norte (Serra da Taquara)147.270
Triunfo (Pico do Papagaio) 147.060
Vicencia (Serra do Jundiá) 146.670
PIAUI:
Médio Parnaiba 145.290
Teresina 146.940
Teresina 146.970
RIO DE JANEIRO:
Alto da Caledônia 145.210
Alto da Caledônia 145.270
Alto da Caledônia 146.610
Alto da Caledônia 146.770
Alto da Caledônia 147.090
Angra dos Reis 146.710
Barão de Maua (Resende) 147.240
Barra da Tijuca 147.120
Barra da Tijuca 147.330
Barra do Pirai 145.470
Barra Mansa 146.890
Caledônia (Baixo) 145.350
Campos 145.290
Campos 146.630
Catavento(Lagos) 147.210
Corcovado 146.730
Corcovado 224.500
Cordeiro 146.930
Ilha do Governador 145.250
Ilha Rasa 145.410
Itaperuna 146.970
Itatiaia 146.750
Itatiaia 145.390
Itatiaia (Macieiras) 147.390
Jacarepagua 146.790
Mendanha (CGrande) 146.950
Mendanha-C Grande 145.290
Mendes (Pdo Lirio) 145.450
Niterói 147.030
Niterói 147.300
Niterói 224.100
Niterói 224.380
Nova Friburgo 146.610
Nova Friburgo 439.000
Pão de Açúcar 146.670
Paraty 146.930
Petropolis 145.490
Petropolis 146.870
Petropolis 147.000
Petropolis 147.270
Petropolis 147.360
Petropolis 224.700
Petropolis 224.820
Petropolis (Morem) 145.310
Petropolis 439.000
RJaneiro (Centro) 146.750
Rio de Janeiro 223.940
Rio de Janeiro 224.580
Rio de Janeiro 224.580
Rio de Janeiro 438.000
Santa Tereza 145.370
Serra do Mar 147.060
Sto Anto do Padua 146.730
Teresopolis 146.650
Teresopolis 146.810
Teresopolis 146.870
Teresopolis 439.350
Vassouras 147.090
Valenca 146.910
Viração (Niterói) 146.850
Volta Redonda 146.890
RIO GRANDE DO NORTE:
Acari 147.300
João do Vale 146.970
Jucurutu 146.970
Martins 147.090
Mossoró 145.250
Mossoro 146.820
Mossoró 147.300
Natal 146.940
Natal 147.120
Oetana (Serra de Martins) 147.090
Parnamirim 147.030
Serra do Mel 147.300
Serra de São Bento 146.640
Serra de Santana (Cerro Corá) 145.290
RIO GRANDE DO SUL:
Bento Gonçalves 147.030
Cachoeira do Sul 146.670
Camaqua 146.730
Carazinho 145.230
Caxias do Sul 146.640
Caxias do Sul 147.300
Cruz Alta 146.610
Dom Pedrito 147.060
Flores da Cunha 146.750
Guaiba 145.230
Glorinha 146.790
Ijui 146.700
Ijui 147.180
Morro Reuter 145.450
Novo Hamburgo 146.880
Osório 146.830
Osório 146.850
Osorio 147.240
Parai 145.210
Pelotas 145.430
Porto Alegre 145.330
Porto Alegre 145.410
Porto Alegre 146.470
Porto Alegre 146.790
Porto Alegre 146.940
Porto Alegre 147.120
Quarai 146.670
S Fcisco de Paula 146.970
SAPatrulha 146.700
Sant do Livramento 145.410
Santa Cruz do Sul 145.290
Santa Maria 145.250
Santa Maria 145.330
Santo Ângelo 146.760
São Borja 145.230
São Marcos 147.300
Sapiranga 146.880
Sto Antônio Pat 145.350
Taquara 146.910
Taquari 147.090
Torres 145.250
RONDONIA:
Porto Velho 146.940
RORAIMA:
Boa Vista 146.940
SANTA CATARINA:
Benedito Novo 146.620
Blumenau 145.230
Blumenau (Morro do Cachorro) 147.390
Brusque 146.730
Brusque 147.300
Camboriu 146.790
Chapeco 145.450
Chapeco 145.350
Concordia 146.630
Criciuma 145.410
Crisciuma (Link) 145.210
Curitibanos 145.210
Curitibanos (Link) 145.410
Florianópolis 145.490
Florianópolis 146.880
Florianópolis 147.300
Florianópolis 147.360
Florianópolis 436.880
Florianópolis 438.100
Garuva 146.820
Itajai 145.270
Itajai 147.270
Jaraguá do Sul 146.950
Jaragua do Sul 146.970
Joinville 145.250
Joinville 146.820
Lages 145.430
Pinhalzinho 145.350
Pomerode 146.900
Pomerode 146.920
Pomerode 436.920
Rio do Sul 147.120
São Bento do Sul 145.310
São Bento do Sul 147.240
Serra/Curitiba 146.640
Serra de Campo Alegre (Link) 145.310
SJoao Batista (Link) 147.000
Taio (Morro do Funil) 147.330
Tijucas do Sul (Morro Quiriri) 146.820
Timbo 146.670
Tubarão 146.760
Urupema 145.390
Videira 146.910
SAO PAULO:
Aldeia Serra 146.850
Alto Senna 145.410
Americana 145.230
Americana 439.000
Amparo 145.470
Apiaí (Morro da Estiva) 146.610
Araraquara 146.750
Araras 146.890
Avare 145.250
Bairro da Penha 147.000
Bariri 146.810
Barra Bonita sub-tom 825146.610
Bauru Centenário439600
Bauru 146.850
Birigui 146.630
Botucatu 145.450
Campinas 146.710
Campinas 146.810
Campinas 146.870
Campinas - Chapeu de Palha (st 82.5)146.910
Campinas 147.000
Campinas 147.120
Campinas 224.020
Campinas 224.780
Campinas (Link Santos)439.800
Fartura 145.370
Guaruja 145.210
Guaruja/Santos 147.030
Itapecirica 146.610
Itapetininga 147.330
Itapetininga 145.390
Itapeva (Labre) 145.330
Itaquera 147.210
Itatiaia 145.230
Japi 145.490
Japi 147.090
Japi 439.100
Jau 147.000
Joanopolis 145.290
Joanopolis 438.350
Limeira 146.950
Mairipora 147.150
Marilia 146.830
Mogi das Cruzes 146.970
Mogi das Cruzes 147.180
P de Sao Domingos 145.450
Paraibuna 145.430
Paranapiacaba 147.060
Pindamonhangaba 147.030
Piquete 146.710
Piquete 147.150
Piracicaba 146.730
Pocos de Caldas 147.180
Pres Prudente 145.210
Pres Prudente 146.610
Pres Prudente 146.790
Ribeirao Preto 146.670
Ribeirao Preto 146.930
Rio Claro 145.310
SBern Campo 145.250
SJoao da B Vista 147.240
Santos link Campinas439.550
São Carlos 146.970
São José Rio Preto 147.390
São Paulo 145.270
São Paulo 145.290
São Paulo 145.310
São Paulo 145.350
São Paulo 146.670
São Paulo 147.120
São Paulo 147.210
São Paulo 147.240
São Paulo 147.270
São Paulo 147.300
São Paulo 147.330
São Paulo 147.360
São Paulo 147.390
São Paulo (LABRE) 146.750
São Paulo (LABRE) 146.930
São Paulo - Rede Emergência Paulista 146.690
Serra Negra 146.910
Serra Negra 439.900
Sorocaba 147.030
Valinhos 146.770
Votuporanga (Labre) 146.690
SERGIPE:
Aracaju 146.850
Aracaju 146.880
Aracaju 147.210
Itabaiana 147.090
Pedrinhas 146.690
Tobias Barreto 147.770