Pesquisar este blog

domingo, 16 de julho de 2017

ELETRÔNICO-ELETRICISTA NICOLAS DACHIN.



FONTE: - REVISTA ANTENNA - JAN/FEV/1969 - ESCRITO DO ENGENHEIRO ELETRÔNICO-ELETRICISTA NICOLAS DACHIN.
O RADIO É UMA INVENÇÃO PRODUTO DO TRABALHO DE UM HOMEM SÓ?
Atenção: Se você quer realmente conhecer esta história tenha paciência para
esperar que toda a parte gráfica seja carregada.



Por questão de economia de espaço, mostramos a parte inicial da matéria escaneada da Revista Antenna e a sequência transcrita de seu conteúdo. Aqui o engenheiro Nicolas Dachin nos conduz a refletir sobre o fato de que o rádio não foi fruto do trabalho de um homem só, mas de muitos dedicados homens de ciência. Justiça se faça a todos que a merecem...e não a um só homem...
Todos povos escrevem sobre suas figuras históricas de grande expressão com muito orgulho, não deixam cair no esquecimento as datas comemorativas de seus feitos, aqui fazemos o mesmo com o nosso sacerdote-cientista ROBERTO LANDELL DE MOURA, e apenas reivindicamos o lugar que lhe cabe na história das telecomunicações e aqui é mostrado o que alguns dos cientistas preocupados com o desenvolvimento das comunicações fizeram.
Se estivessesmos preocupados com quem fez o que e em que datas os registros são claros: Em 06 de junho de 1900 Landell de Moura fez uma transmissão da palavra humana articulada com a presença da imprensa registrando o fato e a presença de autoridades na época incluindo o consul britânico em São Paulo, P.C.Lupton, isto para dizer o mínimo já que são feitas referências às datas de 1893, época em que isto já foi conseguido, já com fonia, mas que alguns questionam. Recordemos que é consignado à Marconi em 1895 sómente a telegrafia utilizando o Código Morse e não fonia.
A seguir o registro da segunda transmissão da palavra humana deu-se em 25 de Dezembro de 1900, feito consignado ao Canadense-norte-americano Reginald Aubrey Fessenden. Tem-se inclusive a gravação de suas palavras.
A Suprema Corte dos Estados Unidos não deu ganho de causa ao processo "MARCONI WIRELESS TELEGRAPH COMPANY OF AMERICA v. UNITED STATES" -  OCTOBER 1942.

Isto mostra que apesar de em geral na história do rádio um nome só ser lembrado, aqui os norte-americanos quando a questão envolvia consequências econômicas não fizeram coro nessa concordância.







Bom, depois deste breve intróito vejamos a matéria que foi publicada na REVISTA ANTENNA N.39 DE
JAN/FEV - 1969, escrito do Eng.Eletrônico-eletricista NICOLAS DACHIN.
O texto foi mantido na íntegra e algumas fotos foram acrescentadas. 




















O JORNAL NEW YORK HERALD DE 12 OUTUBRO 1902 NOTICIA OS INVENTOS DE LANDELL


Falando a milhas de distância por meio de um raio de luz
Para obtermos um retrato do genial pesquisador e inventor brasileiro precisamos procurar as páginas de um
jornal norte-americano, o "New York Herald" de 12 de Outubro de 1902. Parece uma triste Piada!
Na oportunidade em que se encontra em execução o mais completo e atualizado Plano de Telecomunicações de âmbito nacional, destinado a ser um dos principais pilares, a condição básica a infraestrutura do desenvolvimento e progresso do país, seria lógico e oportuno voltar nossas vistas ao passado, às origens das telecomunicações em geral e principalmente ao que foi feito no Brasil neste importante setor.
Falta esclarecer importantíssimos fatos históricos relacionados com as origens das telecomunicaçoes, com a telegrafia e telefonia sem fios em particular, bem como com a ciência eletrônica em geral. Como se sabe, a história só poder ser escrita pelo menos cinqüenta anos após os acontecimentos. Assim, já estamos no tempo justo para colocar as coisas em seu devido lugar.
Quem foi o inventor das radiocomunicações?
Eis uma pergunta um tanto simplista, além de ingênua. Da mesma maneira pode-se perguntar: quem foi o inventor das telecomunicações? Ou ainda: quem foi o inventor da eletricidade?
Alguém arriscaria mencionar um nome como sendo "o inventor", "o pai"  da eletricidade? Com certeza ninguém se atreveria a tanto, pois para todos está mais do que claro o fato de que tanto na eletricidade como nas telecomunicações, seja a curta ou a longa distância, com ou sem fio, poder-se-ia citar dezenas ou mesmo centenas de nomes de respeitáveis  cientistas, físicos, pesquisadores e descobridores que de uma ou de outra maneira contribuiram, cada um em seu setor, para a evolução dos nossos conhecimentos.
Os trabalhos de cada um deles estão intimamente ligados aos trabalhos de seus antecessores e não podem ser considerados isoladamente.
No que diz respeito ao descobrimento das radiocomunicações, ainda persiste uma lamentável confusão generalizada, devido ao fato que muitas publicações relacionadas com o assunto e até a maioria dos dicionários existentes, de cuja idoneidade ninguém ousaria duvidar, dão uma resposta categórica, porém sem justificativas válidas nem bem fundamentadas.
No caso das telecomunicações, existe um evidente exagero ao se mencionar o nome de Guglielmo Marconi como o inventor, "o pai" do rádio. Tal afirmação levanta uma onda de protestos e reclamações sôbre a prioridade em muitos países inclusive no Brasil.
Poucos brasileiros têm conhecimento dos trabalhos do Padre Roberto Landell de Moura,o primeiro radioamador do mundo, (Eletrônica Popular, nov/dez 1967) e um dos indiscutíveis pioneiros das telecomunicações, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, como prova o escritor Ernani Fornari no seu livro "O incrível Padre Landell

de Moura",
da Editôra Globo, 1960, e que cita a seguinte publicação do "Jornal do Comércio" de
São Paulo, datada de 10 de junho de 1900:
"No domingo próximo passado, no Alto de Sant'ana, cidade de São Paulo, o padre Roberto Landell de Moura fêz uma experiência particular com vários aparelhos de sua invenção, no intuito de demonstrar algumas leis por êle descobertas no estudo da propagação do som, da luz e da eletricidade através do espaço, da terra e do elemento aquoso, as quais foram coroadas de brilhante êxito. Estes aparelhos eminentemente práticos são como tantos corolários, deduzidos das leis supracitadas.
Assistiram a esta prova, entre outras pessoas, o Sr. P.C.P.Lupton, representante do Governo Britânico, e sua família".




ransmissor e Receptor da Voz Humana via onda portadora de Luz
Sôbre um de seus aparelhos, o "Anematófono", a nosso ver o mais engenhoso e o mais interessante, o próprio padre escreveu o seguinte:
"O anematófono é um aparelho com o qual, sem fio, obtêm-se os efeitos da telefonia comum, porém com muito mais nitidez e segurança, visto funcionar ainda mesmo com vento e mau tempo. É admirável êste aparelho pelas leis inteiramente novas que

revela, como, outrossim, o que se segue: O teletiton, sorte de telegrafia fonética com o qual, sem fio, duas pessoas podem se comunicar, sem que sejam ouvidas por outra. Creio que com êste meu sistema poder-se-á transmitir, a grandes distâncias e com muita economia, a energia elétrica, sem que seja preciso usar-se de fio ou cabo condutor."
Patente Brasileira n.3279 ano 1900, para um aparelho apropriado a transmissão da palavra à distância, com ou sem fios, através do espaço, de terra e da água. De autoria Roberto Landell de Moura. O padre Landell de Moura construía e demonstrava seus engenhosos aparelhos de comunicações, tanto telegráficos como telefônicos, justamente na época em que o telefone com fio era a grande novidade em aplicação nos grandes centros europeus e americanos. O telégrafo ja era bastante usado e conhecido, porém o "telégrafo sem fio", era uma novidade total mesmo nos meios científicos europeus ou americanos. O "telefone sem fio" usando como onda portadora um raio de luz ou outra vibração eletromagnética, era uma idéia totalmente original e cuja prioridade pertence indiscutívelmente ao brasileiro Landell de Moura.
  




Detetor fotônico das ondas de luz transportando audio
Hoje examinando os esquemas, circuitos e descrições dos aparelhos do incrível padre Landell, surpreende a sua engenhosidade ou mesmo a sua genialidade, absoluta segurança de julgamentos sôbre as próximas e futuras possibilidades das comunicações por ondas eletromagnéticas. Em seus aparelhos, o padre Landell fêz uma mistura e combinação de todos os principios de comunicações já conhecidos e ainda desconhecidos, não só pelos especialistas, mas mesmo pelos próprios cientistas da época.






Detetor e transmissor de Telegrafia
</C< font>
O detetor usava o sistema coesor-descoesor para deteção dos sinais
Landell introduziu um notável dispositivo reforçador acústico de sinais
cujo funcionamento está descrito na parte - Artigos Técnicos
Nestes aparelhos aparecem:
a. as principais peças de telefonia por condutores como microfone a carvão, fone (receptor magnético), bobina de indução, campainha de chamada, registrador telegráfico a fita, manipulador telegráfico, oscilador acústico para telegrafia sonora ou para chamada, etc.
b. as principais peças do telégrafo sem fios por ondas eletromagnéticas amortecidas como: um circuito oscilador formado por bobinas de Ruhmkorff com capacitor e centelhador, ligados de um lado à terra e d'outro a um irradiador.
c. um oscilador de ondas eletromagnéticas amortecidas para alimentar um tubo de Crookes como fonte de raios catódicos e ultravioletas localizada no foco de um refletor parabólico.
d. um arco voltaico com filtro de quartzo para a produção de raios ultravioletas e sua canalização ou orientação para um determinado ponto por intermédio de um refletor parabólico. O sistema de modulação destes raios era feito por um dispositivo acústico. 

e. na recepção das oscilações eletromagnéticas foi usado um "coesor" de Branly e na recepção das oscilações acústicas uma célula de selênio em vácuo, em série com um fone ou receptor magnético e uma bateria.
f. um telescópio, uma bússola e um nível para a devida orientação e focalização do aparelho.
É toda uma "pirâmide", um acúmulo de dispositivos de destinos mais variados, harmoniosamente combinados entre si com a finalidade de permitir comunicações telegráficas-telefônicas sem fios. Os trabalhos do padre merecem ser estudados com toda a atenção e seriedade. Os aparelhos deveriam ser reconstruídos, experimentados, comentados e posteriormente expostos num museu de telecomunicações. Suas originais idéias ainda não foram examinadas e estudadas a fundo e deveriam ser objeto de pesquisas num laboratório de física, visando aplicações práticas no campo das telecomunicações.






Para melhor perceber e compreender o significado e o valor dos trabalhos do padre Landell de Moura, que inventava e construía seus aparelhos entre os anos de 1890-1905, citaremos algumas datas conhecidas e encontradas nas fontes de maior confiança, de fatos que deviam ser e certamente eram do conhecimento do padre.

Ano 1873 - JAMES CLERK MAXWELL, professor de física na Universidade de Cambridge, baseado em raciocinio matemático anuncia uma teoria provando que a LUZ e o CALOR são formas de vibrações eletromagnéticas, diferençando-se tão sómente pela longitude de onda e prevendo e a existência de vibrações análogas, porém de maior longitude de onda e ainda não descobertas. Maxwell deu as principais características das vibrações eletromagnéticas e também a sua expressão matemática, válida até hoje e conhecida como "equações de Maxwell".
   



James Clerk Maxwell - 1831-1879
Ano de 1885 - HEINRICH RUDOLPH HERTZ, físico alemão, mostrou práticamente a existência de energia prevista por Maxwell em forma de ondas eletromagnéticas. Estas ondas passaram a ser chamadas "ondas hertzianas". Hertz usou como gerador das oscilações eletromagnéticas uma bobina de Ruhmkorff e como receptor um anel com duas bobinas separadas em 1/5 mm entre si, confirmando experimentalmente, as previsões de Maxwell sôbre onidiretividade da propação das ondas, suas propriedades

de reflexão, refração e polarização. Por meio de dispositivos engenhosos, Hertz determinou a velocidade de propagação e a longitude das ondas eletromagnéticas geradas por seu aparelho.





HEINRICH RUDOLPH HERTZ - 1857-1894





A velocidade de propagação encontrada por Hertz foi de 300.000 km/s e a longitude de onda de 0,5 a 3 metros. Seus aparelhos representam em forma embrionária um transmissor e um receptor de oscilações eletromagnéticas.

Ano 1890 - EDUARDO BRANLY , físico e acadêmico francês, idealisou o "COESOR", o primeiro detector de oscilações eletromagnéticas , de sensibilidade suficiente para possibilitar a construção dos primeiros receptores de rádio de aplicação prática.
   




EDOUARD EUGÈNE DESIRÉ BRANLY


COESOR-DESCOESOR DE BRANLY




COESOR-DESCOESOR DE BRANLY



Ano 1892 - Sir WILLIAN CROOKES ,físico inglês, construiu o tubo de raios catódicos de dois eletrodos e previu, na revista "Fortnightly Review", a possibilidade de emprêgo das ondas eletromagnéticas para transmissão de sinais.




Sir Willian Crookes



Ano 1893 - NICOLAS TESLA, físico iugoslavo, pronunciou uma conferência em Londres sôbre a possibilidade de construir geradores rotativos de corrente de alta freqüência de grande potência, para transmissores de radiotelegrafia.



Nicolas Tesla



Ano 1894 - Sir OLIVER LODGE,físico inglês analisou na revista "The Eletrician", os vibradores de ondas hertzianas e suas características de amortecimento; descreveu suas próprias experiências e dispositivos usados para transmitir e receber sinais a várias dezenas de metros de distância.
 


Sir Oliver Lodge  - 1851- 1940
Ano 1895 - ALEXANDRE POPOFF, físico russo, realisou as primeiras demonstrações públicas com seu transmissor e receptor, aplicando o "coesor" de Branly. No ano seguinte,numa conferência pública, recebeu o primeiro radiograma transmitido por seu assistente que se encontrava num outro prédio da Universidade de St. Petersburgo. O telegrama constava de duas palavras: "Heinrich Hertz".




POPOFF


No mesmo ano, na Itália, o jovem Guglielmo Marconi, de 21 anos de idade, discípulo do professor de física AUGUSTO RIGHI, que se destacou e ficou conhecido no mundo científico por suas experiências com as ondas hertzianas, aperfeiçoando ainda os aparelhos usados por Hertz - pesquisava. Marconi e Righi também chegaram a aplicar em suas experiências o "coesor" de Branly e os aparelhos semelhantes usados pelo professor POPOFF.




Guglielmo Marconi
Ano 1896 - GUGLIELMO MARCONI, chegou a Londres onde requereu uma patente do transmissor e receptor de radiocomunicações, recebendo-a. No ano seguinte seguiu, seguiu para Nova York onde repetiu com êxito a mesma manobra. Ainda em Londres foi fundada com sua ativa participação a Companhia Marconi, com o fim de explorar comercialmente, as patentes do "inventor". A referida companhia, sendo uma organização exclusivamente comercial, fundada com fins lucrativos, possibilitou um rápido aproveitamento do nôvo sistema de comunicações, popularizando e divulgando o interêsse pelas radiocomunicações em geral. Neste sentido não podem, sem dúvida alguma, ser negados grandes méritos a Guglielmo Marconi pelo seu pioneirismo e sua inteligência no aproveitamento das possibilidades.
É uma verdade bem conhecida que os cientistas, os professores universitários são refratários no que diz respeito ao patenteamento de seus descobrimentos, por não se considerarem com direitos de exclusividade, de um lado, e d'outro por desejarem justamente o contrário: a maior divulgação e promoção de seus trabalhos e descobrimentos. Neste nível se colocaram os cientistas como HERTZ, BRANLY, RIGHI, LODGE E POPOFF. Todos eles consideravam seus trabalhos e descobrimentos como um patrimônio da ciência e da humanidade e não como uma propriedade particular.
Infelizmente o nome do padre brasileiro ROBERTO LANDELL DE MOURA, não figura entre os nomes conhecidos que contribuíram de uma ou de outra maneira para

o desenvolvimento das telecomunicações. Porém, nunca é tarde corrigir o que foi esquecido:
é preciso dar ao padre Landell de Moura o lugar que lhe é devido no campo da pesquisa científica.*
*Obs. Com o advento da internet este panorama está mudando. Veja aqui uma página
europeia de Andres Salillas, jornalista espanhol, que tem livro escrito sobre os pioneiros do rádio e que os homenageia em sua página e lá já está incluido o nome de Landell de Moura: "EL NACIMIENTO DE LA RADIO - Algunos de los que han contribuido para hacerlo realidad":
http://www.weblandia.com/cerdanyola/pioneros.htm

Aqui está o texto sobre Landell de Moura em sua página.


LANDELL DE MOURA, ROBERTO (Porto Alegre 1861 - 1928),
El sacerdote cientista ROBERTO LANDELL DE MOURA, de Brasil, nació el 21 de enero de 1861 en la ciudad de Porto Alegre y murió el 30 de junio de 1928 en la misma ciudad. Fué ordenado sacerdote en 1886. Hizo parte de sus estudios (la física y quimica en conjunto) con las disciplinas teológicas. En este ambiente desarrolló sus primeras ideas sobre "Unidades de fuerzas físicas y armonía del Universo". Se interesó por ciencias físicas, quimicas, biologicas, filosofia, psicologia, parapsicologia y medicina. Era dotado de un profundo Sentimiento Teológico y para el no habia incompatibilidad entre Ciencia y Religión.
Construyó e hizo funcionar en 1893 con exito, un aparato multifunciones que integraba transmisión y recepción de señales vocales y luminosos incluyendo un sistema para llamar la atención del operador utilizando ondas electromagneticas. Hizo la primera transmisión que se tiene noticia en la historia del radio en 1893, de la palabra, cargada por una onda portadora de LUZ, donde utilizó el elemento Selenio para detección de la señal de sonido. Obtuvo patentes del gobierno de los EE.UU, en Nueva York - Manhattan -, tras el Patent Office de los seguientes aparatos:

Wave Transmitter - Patent Number 771.917 - Oct/11/1904
Wireless Telephone - Patent Number 775.337-Nov/11/1904
Wireless Telegraph - Patent Number 775.846 - Nov/22/1904

(160kbytes em .mp3) -  Diz a mensagem:"Hello! test, one, two, three, four. If it's snowing where you  are, Mr. Thiessen, If it is telegraph back and let me know".
"Alo!, um, dois, tres, quatro. Se estiver nevando onde o Sr. está, Sr. Thiessen, se estiver, telegrafe-me
e deixe-me sabê-lo."

PARECER DO VICE-ALMIRANTE MÁRIO DE OLIVEIRA PENNA, ENGENHEIRO NAVAL E MECÂNICO ELETRICISTA:
O reverendo Padre Roberto Landell de Moura, nascido na cidade de Pôrto Alegre aos 21 de janeiro de 1861, requereu e obteve três patentes de invenção nos Estados Unidos da América, a saber:
a.  transmissor de ondas
b.   telefonia sem fio
c.   telegrafia sem fio
O histórico de suas atividades constantes do processo, perfeitamente documentado e justificado, assim como a análise técnica de suas invenções comparativamente ao que era conhecido na época, e ao que foi gradativamente, integrando-se na ciência, em sua evolução até a industrialização da Telegrafia e Telefonia sem fio, provam, de modo a não deixar dúvidas, ter conseguido aquêle eminente brasileiro conceber, realizar e provar, os princípos fundamentais da exequibilidade da transmissão, principios esses que, em essência, constituem a base de tôdas as conquistas e aperfeiçoamentos técnico-elétricos modernos nas comunicações sem fio.
Não se pode deixar de reconhecer que o imortal Branly fêz experiências de centelhas em circuito fechado em 1885 na Universidade Católica de Paris. Marconi, aproveitando-se dessas experiências e dos princípos fundamentais que Branly sábiamente anunciou, correu a patentear um sistema por êle organizado de transmissão e recepção sem fio. Nem por isso deixa-se de proclamar a genialidade das concepções de Branly, sem as quais Marconi não teria obtido a patente 12.039, de 12 de setembro de 1896, na Inglaterra. O rev. padre Landell de Moura, embora sem a prioridade científico-oficial, por isso que só mais tarde conseguiu suas patentes nos Estados Unidos da América, já em 1893 realizava as primeiras experiências de transmissão e recepção sem fio em São Paulo.
Na narrativa dos episódios que prejudicaram suas primeiras tentativas, o prosseguimento de seus estudos e o registro, em tempo, de seus aparelhos experimentais, mostra evidentemente, que sómente devido à razões imperiosas e

superiores deixou êle de se incluir, na época, entre os pioneiros de tão relevante conquista.
Estudando agora, do ponto-de-vista estritamente técnico, é forçoso reconhecer - porque se demonstra de modo inequívoco - que suas três Patentes contêm, de fato, tôdas as peças essenciais de um sistema que se foi aperfeiçoando até constituir o núcleo científico básico que permitiu a industrialização das transmissões e das recepções sem fio".... e finalizando:
...."Há, pois, nas três Patentes do patrício ilustre, idéias, concepções, princípios e engenhosidade na formação de circuitos elétricos, que caracterizam, de forma incontestável, os mesmos métodos e processos que foram aplicados mais tarde, com a natural evolução no meio industrial, com os aperfeiçoamentos da técnica elétrica e dos meios materiais de execução.
Assim, estou convencido de que de justiça e de direito, cabe ao Padre Landell de Moura a glória imortal de ter idealizado o mais perfeito sistema de telefonia e telegrafia sem fio na época em que fêz suas primeiras demonstrações, e que não foram outros os princípios aplicados, senão os constantes de suas patentes, na fase inicial da industrialização dos transmissores e receptores de telegrafia sem fio.(T.S.F.)".
1






TH78A

TH78A


TODAS AS VERSÕES EXCETO
U.K. E VERSÃO EUROPEIA

A BATERIA
OBS:
Recarregue as baterias com temperatura ambiente de 5C ~ 40C. Recargas fora
desta faixa poderão não carregar tota lmen-
te as baterias
1 Bateria de NiCd ( PB-13 )
Antes de usar pela primeira vez o seu rádio
será necessário uma carga completa na bateria
pois a mesma nunca recebeu carga alguma pa-
ra que você possa desfrutar do maior numero
de cargas e descargas possiveis.

2 Recarga
Insira o plug do carregador (BC-14) no termi-
nal na parte superior do HT. Conecte o carre-
gador à tomada, e nunca deixe a carga ultra-
passar um período de 15 horas. O tempo de
vida util de sua bateria pode ser diminuido se
o período de recarga ultrapassar o tempo re-
comendado.

3 Instalando a bateria
Insira a bateria dentro do HT pela parte infe-
rior do mesmo até sentir um click, deste modo
a bateria devera estar travada dentro do com-
partimento do HT.
Para remover a bateria de dentro do HT
vire-o de costas e puxe a trava lá existente
para a direita até que seja liberada a mesma.
4 Nivel de Voltagem da Bateria
O meter indica a voltagem relativa da bateria
durante a transmissão.
Recarregue ou troque por outra bateria
quando o indicador de nivel estiver baixo.
Pacote de Baterias NiCd
Condição Aproximada
5 Tempo de operação das Baterias (horas)
Este tempo é baseado em 6 segundos de transmissão 6 segundos de recepção, e 48 segundos sem receber sinal algum, e com o volume no máximo além de estar ativa a função Saver.
CUIDADO
Se o display estiver piscando e bipando e voce não conseguir desligar o radio atravéz da tecla POWER é sinal de que a bateria está esgotada, retire a bateria de dentro do rádio ou coloque-o em recarga.
Recomenda-se sempre descarregar toda a bateria para que se possa recarrega-la novamente, evitando-se assim o efeito memória. OPERAÇÃO EM MODO DE RECEPÇÃO
1 Ligando o rádio
Coloque a bateria e a antena em seus lugares
Pressione a tecla de POWER para ligar o rádio.
Ao ligarmos o rádio devera aparecer no display
desde que já não tenha sido reprogramado,
o seguinte:

2 Controles de seletor e de volume
Este rádio possui dois controles um para
volume e outro para seletor (desde que não
reprogramado)
Eles irão controlar o volume e seletor da
banda que estiver com a indicação de PTT
.
Se voçê pressionar a tecla BAND, os controles passarão para a banda de VHF.Se voçê preesionar a tecla E.CHG poderá passar tempora-riamente os controles para a banda que não esta com o indicador de PTT e assim que voçê não estiver mais utili-zando nenhuma função os controles retornarão para a banda com a indicação de PTT.
Separação do controle de volume

Pressione a tecla F e em seguida a tecla E.CHG
Separação do controle de seletor
Pressione a tecla F e em seguida a tecla E.CHG
Retornando para o modo original
Pressione e segure a tecla F por mais de
um segundo e pressione a tecla E.CHG.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ajuste do Squelch
O Squelch ajuda a eliminar o ruido branco e estáticas que não são muito agradaveis.
O Squelch é um silenciador automático que quando um pequeno sinal estiver sendo recebido ele destrava e quando não tivermos mais sinais ele trava em modo de silêncio.
O seu rádio tem dois controles de Squelch, um para cada banda . 
1-Gire o controle de Squelch da banda desejada
totalmente no sentido anti-horário, deste
modo o Squelch esta aberto e o LED indi-
cador deve estar aceso na cor verde.

2-Gire o botão de volume para até que o som
seja de bom nível.

3-Gire lentamenteo controle de Squelch no
sentido horário até que o LED apague e o
ruido desapareça, esta posição do Squelch
é chamada de Ponto Critico do Squelch.

5-Se voçê continuar a fechar o Squelch além do
Ponto Critico, voçê estará diminuindo a
senssibilidade do Squelch e sendo assim,
sinais muito fracos não farão com que o
Squelch se destrave.

6-Para ajustar a outra banda proceda da mesma
forma.

7-É possivel que em lugares onde haja muito
equipamentos eletrônicos voce tenha que
fechar o Squelch quase ou totalmente.

3 Selecionando uma Frequência
Existem algumas maneiras de selecionar
frequências:
Entrando uma frequência pelo teclado
Usando o controle de Seletor
Selecionando um canal de memória
Pressionando a tecla de CallEntrando uma frequência pelo teclado
Você pode entrar com uma frequência diretamente pelo teclado. Vamos supor que desejassemos a frequência de 145.050Mhz
1 Pressione o botão de Band para posicionar o PTT para a Banda de VHF.
2 Se o Rádio estiver em modo de memória ou Call pressione a tecla de VFO para passarmos para o modo de VFO.
3 Pressione o numero 4 . O numero 4 apareçe no display seguido por alguns traços o que significa que estamos em modo de digitar uma frequência.

4 Pressione os numeros 5,0,5 e 0
5 O rádio só muda para a frequencia após entrar com o último número que no nosso caso é zero (este último número só poderá ser zero ou cinco).
Se você não entrar com o último número, o indicador ficará piscando a após algum tempo ele irá retornar a frequência anterior

Notas
1- Se o passo de frequência para a banda de UHF for de 10 ou 20Khz o último digito será colocado automaticamente para zero 2- Se você pressionar uma tecla inválida , a parte válida da frequência digitada será entrada. 3- Se você não pressionar tecla alguma durante 10 Segundos( quando em modo de inserção de frequencia), o rádio voltará a frequência anterior .
4- Se você pressionar a tecla de VFO durante a entrada de Frequência , quando no display ainda estiver sendo mostrado o traço de inserção de frequência, o rádio só alterara a parte digitada e mantera o restante da frequência anterior.
Se o passo de frequencia for de 12.5 ou 25KHz, o modo de inserção termina na casa(ou digito) dos 10KHz. Por exemplo digamos que estamos com o passo ajustado para 12.5KHz e estamos entrando com uma frequência de 438.310MHz ai digitamos o 3 o 8 o 3 o 1 e neste exato momento o rádio termina o modo de entrada de frequência e coloca no display a frequência de 438.312.5. Agora veja na tabela a seguir quando o passo for de 12,5 ou 25KHz a consequência do número entrado na casa dos 10KHz.
Tecla Frequência Tecla Frequência
0 00 5 50
1 12,5 6 62,5
2 25 7 75
3 37,5 8 87,5
4 37,5 9 87,5
Usando o controle Seletor
O controle Seletor pode selecionar frequên-cias para cima ou para baixo sequen-cialmente .
Gire o botão Seletor no sentido Horário ou Anti-Horário até chegar na frequência desejada.

4. Seleção do tamanho do Passo
O aparelho deve estar em modo VFO para que seja possível ser ajustado o Passo.
Quando você gira o botão seletor em modo de VFO ou mesmo quando o rádio fica procurando uma frequência em modo automático (SCAN), ele salta de uma frequência para outra de forma sequencial e este salto é chamado de passo, e nós podemos programar este passo:

1. Pressione a tecla F por mais de 1 segundo e pressione a tecla 3. O tamanho corrente do Passo deverá estar sendo indicado no display.
2. Gire o botão Seletor para selecionar um outro tamanho de Passo até que ele seja mostrado no display.

3. Pressione qualquer tecla exceto POWER, LAMP e MONI.
O display votará ao modo de frequência só que agora com o tamanho do passo alterado .


Mudandanças ocorridas na Frequência devido a alteração do tamanho do Passo
Existem valores Frequências que em um determinado tamanho de Passo não será possivel ser selecionado e neste caso quando voce alterar o tamanho do Passo poderá ocorrer um arredonda-mento nas ultimas casas da frequência e quando você retornar do modo de programação do tamanho do Passo poderá ter ocorrido este detalhe.
Para exemplo imagine que estamos com uma frequência no VFO de 439.920 MHz e com um tamanho de Passo de 20 KHz. Se nós mudarmos o tamanho do Passo para 12,5 KHz quando sairmos do modo de ajuste do tamanho do Passo passamos ter a frequência de 439.925 MHz no VFO.

5. Programando limites 
de frequência para o VFO
Este rádio é provido de uma função capaz de limitar a seleção de frequências dentro de faixas de 1 em 1 MHz.
Para exemplo vamos dizer que dese-jamos que o rádio fique com o VFO limitado de 144.000 MHz à 145.995 MHz ou seja desde que programado para isto ele não mais podera atravéz do VFO ultrapa-ssar esses limites . Se acaso você tiver alguma frequência em algum canal de memória ou CALL, acima ou abaixo deste limite, o mesmo continuará podendo ser utilizado normalmente.
Para programar os limites da banda de VHF ou de UHF selecione a banda desejada e inicie a sequência a seguir:
1. Selecione a frequência correspodente ao limite inferior no nosso caso (144)
2. Pressione e segure a tecla M por mais de 1 seg., e em seguida pressione a tecla de numero 1. Isto faz com que seja estabelecido o limite inderior.
3. Selecione a frequência correspondente ao limite superior no nosso caso (145)
4. Pressione e segure a tecla M por mais de 1 seg. e em seguida pressione a tecla de número 2. Com isto você estabelece que o limite superior seja até 145.995
5. Para confirmar os limites basta você tentar digitar uma frequência que seja fora dos mesmos ou girar o botão seletor na direção de um dos limites e o memso não consiguirá ultrapassar os limites.

Para limpar a programação de um RESET no VFO

OPERAÇÃO EM MODO DE TRANSMISSÃO

CUIDADO:
Antes de iniciar a transmissão verifique se a antena está devida-mente conectada ao rádio ou se você esta utilizando uma outra antena certifique-se de que não ha nenhum problema com a mesma e que ela seja realmente para essa finalidade. Pois qualquer probelma neste sentido poderá danificar o estagio final de potencia do seu rádio. E ainda antes de transmitir em uma determinada frequência certifique-se de que a mesma esteja livre e não ocupada.
1. Para transmitir siga estes passos :
1. Selecione uma frequência para trans-mitir.
2. Aguarde um pouco antes de transmi-tir para certificar-se de que a mesma não esteja sendo ocupada.
3. Pressione o botão PTT localizado na lateral esquerda do rádio. O indicador de transmissão devera acender na cor vermelha, e a escala inicadora de sinal deverá indicar a voltagem da bateria.

4. É recomendo uma distancia de aprox. 5 cm para falar no microfone. Distâncias maiores ou usar o microfone de forma encostado ao lábio pode não dar um audio na transmissão muito satisfatório.
5. Solte o PTT para retornar ao modo normal. O indicadores de transmissão deveram voltar ao normal.
2. Mudando a potência de Tranmissão.
Pressione a tecla F e em seguida pressione a tecla D/LOW para que desta forma seja possivel alterar a potência de saida . Cada vez que desejar alterar para uma nova potência de saida repita este passo, e o visor lhe dará a indicação atravéz de um pequeno "L" e um "E" ou se não indicar nada em que potência estamos operando quando em transmissão.
Cada Banda pode estar com uma potência diferente ao mesmo tempo. E as indicações serão sempre as da banda que estiver com o indicador de PTT aceso.
Quando aparecer um pequeno E seguido por um L isto significa de que estamos operando com a potência super baixa e econômica. Potência esta, usada para comunicações de curta distancia com linha de visão
Quando no visor aparecer somente o L, é sinal de que estamos operando o rádio com baixa potencia.

Quando não houver nenhum indicador isto indica que estamos usando o máximo de potência para transmitir, e esta potência podera variar conforme a bateria usada ou quando usada uma energia externa.

3. Trava de transmissão
Se você desejar poderá travar o PTT de forma a que ele não transmita quando for pressionado, podendo assim garantir-se de não haver uma transmissão acidental .
Para ativar e desativar esta função pressione a tecla F e em seguida pressione a tecla F2/TX.S .

4. Tempo de transmissão
automático (TOT).
Este rádio já vem programado com uma função que desarma a portadora automaticamente após 10 minutos. Esta função serve para proteger o estágio de potência do rádio.

USANDO A MEMÓRIA
1 Memória de segurança do microprocessador.
Todos os dados que estão nos canais de memórias são guardados em uma memória chamada EEPROM. E ela é capaz manter todos os dados mesmo quando o rádio fica longo periodos sem energia.
Todos os outros dados são retidos numa memória comum e são mantidos por que existe internamente uma bateria de Lithium que poderá fornecer energia até 20 dias se o rádio vier a ficar sem energia total.

Se por acaso você manter o seu rádio por mais de que 20 dias sem bateria e energia externa provavelmente voce tera a bateria de Lithium totalmente descarregada e para que ela carregue novamente serão necessária 10 horas a partir da colocação da bateria Ni Cd ou do cabo de energia externo para poder estar totalmente carregada.
2. Inicializando a memória
ATENÇÃO:
OS COMANDOS A SEGUIR APAGAM TODOS OS DADOS DOS CANAIS DE MEMÓRIAS.

Pressione e segure a tecla M e ligue o rádio atravéz da tecla de POWER até que o display mostre todas as informações possí-veis, ai libere a tecla M. Esta função é chamada de RESET total.

Valores e parâmetros iniciais
Iniciando o VFO (RESET).
Pressione a tecla F e ligue o rádio atravéz da tecla de POWER, feito isto a memória do VFO deverá estar com seus antigos dados destruidos e tem agora valores e parâmetros iniciais. Nesta operação não são perdidos os dados de relógio, mensagens, me-mórias de discagem (DTMF), limites de VFO e de SCAN, códigos de PAGING e a memória CALL.

3. Canais de memórias
Este rádio vem provido de 50 canais de memórias, sendo que o canal de numero 1 (Hum) é utilizado para memorizarmos uma frequência a qual desejaremos utilizar a função de Alarme de canal prioritário como veremos mais adiante.
4. Conteúdo das memórias.
Os canais de memórias podem armazenar varios dados alem das frequências, veja a seguir:

5. Entrando dados na memória.
Quando usamos várias vêzes uma determinada frequência é interessante que à coloquemos em um determinado canal de memória pois basta chamar o canal e ela estará a disposição.
Entrando com uma Frequência normal em um canal de memória.
1. Selecione a frequência desejada, off-set e outras informações que você desja armazenar em conjunto com a frequência
2. Pressione a tecla M . O indicador do número da memória deverá estar piscando.
3. Use o teclado numérico para selecionar um canal de memória (0~ 49) . Digite sempre dois digitos para selecionar a memória ex.: 02 para a memoria 2.
4. Pressione a tecla MR para finalizar a memorização.

Limpando e retirando um canal de memória
Use este procedimento para limpar individualmente um canal de memória.

1. Selecione o canal de memória a ser limpo.
2. Pressione a tecla M por mais de 1 seg. e em seguida a tecla MR.
3. O numero da memória limpa é removido do display .

6. Entrando com duas frequências uma para transmissão e outra para recepção no memso canal de memória (SPLIT).
1. Use o teclado numérico para selecionar a frequencia de recep-ção bem como outros dados que você queira armazenar junto.
2. Pressione a tecla M. O número da memória deverá estar piscando
3. Use o teclado novamente para selecionar o canal de memória desejado pressionando os dois digitos correspondentes ao canal.
4. Pressione a tecla MR.
5. O indicador de canal deve ter apagado, indicando assim que os dados foram todos memorizados.
6. Utilize o teclado numérico para selecionar a frequência de transmissão
7. Pressione a tecla M. O indicador de canal deverá estar piscando.
8. Pressione e segure o PTT e em seguida pressione a tecla de MR.
9. A frequência de transmissão já esta memorizada e o radio volta ao estado normal.

Confirmando o contúdo do canal de dupla frequência.
1. Pressione a tecla de MR . A frequência de recepção deve aparecer no display juntamente com a indicação do sinal (+/-).


2. Pressione a tecla F seguida por SHIFT/REV ou pressione o PTT para verificar se a frequência de transmissão esta correta.
7. Entrando com uma frequência no canal de CALL.
1. Use o teclado numérico para selecionar uma frequência, e selecione tambem todos os dados que desejar memorizar.
2. Pressione a tecla M e em seguida a tecla CALL para que todos os dados sejam memorizados.
3. Se desejar memorizar uma frequência diferente para a transmissão selecione a frequência de TX
4. Pressione a tecla M.
5. Pressione e segure o botão de PTT. e pressione a tecla de CALL
6. Libere o botão de PTT.

8. Chamando os Canais de Memorias
Pressione a tecla MR
Se você desejar mudar de canal de memória pode usar um dos dois métodos a seguir.

Usando o controle seletor .
Gire o controle no sentido horário ou anti-horário até que apareça o canal desejado.
Usando o teclado numérico.
Selecione uma canal de memória atravéz de dois digitos ou seja por exemplo:
Se desejarmos ir para o canal de
memória 2 basta digitar 0 e 2 .
Se você estiver com a unidade ME-1 instalada, você não consiguirá acessar as memórias acima do canal 99 pelo método de digitação. porém se você desejar poderá ativar uma função que ao invéz de dois digitos passa a operar a seleçao do canal com treis digitos, basta seguir os passos seguintes.

1. Pressione a tecla MR e ligue o rádio atravéz da tecla POWER.
O display na banda de VHF ficará em modo de programação.
2. Gire o botão de seletor até apareçer o numero -3.
Pressione qualquer tecla para retornar ao modo normal.

9. Passando um dado da Memória para o VFO.
Pressione a tecla F e em seguida a tecla VFO para copiar dados de um determinado canal ou mesmo do CALL para o VFO.
Atenção:
Se você passar um valor de frequência fora dos limites do VFO, quando você for variar a frequência a mesma voltará para os limites.

14. Caracteres para indicar as memórias.
O seu rádio é capaz de ao invés de usar numeros para indicar os canais de memórias ele pode usar até seis caracteres por memória para dar nomes a memória. Sào caracteres válidos os numeros de 0 à 9 e as letras de A à Z.
Ajustando a função:
Pressione e segure a tecla f2 e ligue o rádio utilizando a tecla POWER.
NOTA:
Quando você utilizar esta função o seu rádio ficará com apenas 25 memórias disponiveis as outras 25 seram utilizadas para aramzenar os dados alfanuméricos e para retornar ao modo de 50 memórias repita a ultima operação.

Registrando caracteres.
1. Pressione a tecla MR.
2. Selecione o canal desejado de memória com a frequência escolhida usando o seletor ou digitando o numero do canal.

3. Pressione a tecla M e pressione a tecla f2 para entrar em modo de programar os caracteres.

4. Entre com os caracteres alfanumé-ricos digitando a combinação de duas teclas, esta sequencia resultará em uma dos seis caracteres desejados , e para você poder saber a combinação de duas teclas que resultaram em um caracter veja a tabela da pagina___.
5. Se voce entrar algum caracter não desejado pressione a tecla VFO e retorne ao passo 4.
6. Pressione a tecla MR para encerrar.
7. Se você desejar programar dados alfanuméricos para outras memórias repita os passos de 2 à 6.
NOTA:
Você só poderá colocar caracteres para um máximo de 25 canais de memórias .
Se uma memsagem for especificada para uma memória ela será mostrada sempre que a memória for solicitada.
Se você precisar do numero do canal pressione e segure a tecla F e pressione a tecla f2.
Cancelando o modo alfanumérico para uma determinada memória.
1. Posicione na memória desejada.
2. Pressione e segure a tecla M por mais que 1 seg. e pressione a tecla f2.
A menssagem é cancelada e o canal de memória é novamenete indicado pelo seu numero correspondente.


MODO DE PROCURA AUTOMÁTICA
(( SCAN ))
Ajuste inicialmente o Squelch para o ponto crítico, só assim o Scan podera funcionar adequadamente. Você não pode usar em conjunto as funções de Alarme (T.ALT) e o modo Paging. O modo de procura automático funciona independente para as duas bandas.
Para mudar a direção da procura basta girar o botão seletor ou teclar o botão de MESSAGEM.

1. Programando as travas do Scan.
Este transceptor esta provido de duas maneiras de travar o Scan quando este achar uma frequencia sendo usada.

Scan controlado por tempo.
Neste modo o seu rádio fará uma parada sempre que localizar uma frequência ocupada só que ele permanecerá apenas 5 segundos e se você não interromper o Scan ele deve continuar a procura por outra frequencia ocupada assim sucessivamente.

2. Scan controlado pelo Squelch.
Neste modo o seu rádio passará a ser controlado pelo sinal recebido de forma que enquanto o sinal estiver presente em uma determinada frequência o Scan fica interrompido temporaria-mente.
Para ele voltar a fazer a procura automática será necessário a ausencia do sinal por mais de 2 segundos ou você precisará girar o botão seletor para a direção desejada.
Se voce estiver usando a função CTCSS o Scan só travará se for detectado o sub-tom correto.
Se você estiver usando a função DTSS o Scan travará sempre que for detecato um sinal e mesmo não recebendo códigos de DTSS ele ficará interrompido aguardando um código ou a ausencia do sinal por mais de 2 segundos para poder voltar ao modo de procura.
A combinação do CTCSS e do DTSS quando o Scan estiver ativado necessitará primeiramente do sub-tom e quando este for detectado ele interromperá a procura e aguardará pelo código de DTSS para abrir o Squelch. do contrário ele volta ao modo de procura automática.
Selecionando os tipos de scan
O transceptor quando ainda não programado para outro modo de Scan esta no modo de procura controlada por tempo. Para alternar o modo siga os seguintes passos.:
BANDA de VHF
Pressione e segure a tecla 8 e ligue o rádio atravéz da tecla de POWER.

BANDA de UHF
Pressione e segure a tecla 9 e ligue o rádio atravéz da tecla de POWER.
2 Cancelando a Procura automática ( SCAN ).
Na banda principal:
Pressione qualquer tecla exceto MONI, LAMP, BAND MHz, E.CHG, ou MSG.
Na sub-banda:
Pressione a tecla de BAND e pressione o PTT

3. Opções de Scan
As opções são as seguintes:

Scan de memória
A procura de memória automática é inicializada quando pressionamos a tecla de MR por mais de 1 seg.
Memórias com trava serão saltadas no modo de procura automática.
Para ligarmos a trava em uma determinada memória selecio-namos a memória desejada e Pressione a tecla F e em seguida pressione a tecla 0/L.OUT. Repita as operações anteriores se desejar travar mais alguma memória.
No display deverá aparecer uma o que indica que o canal esta com uma trava para ser saltado em modo de procura automática.

Para cancelar a trava localize o canal com a mesma e pressione a tecla F seguida pela tecla 0/L.OUT.
Scan de VFO
Neste modo você pode fazer a procura automática pela frequência de forma sequêncial.
Para poder fazer a procura automática em modo VFO pela frequência basta você ajustar o ponto crítico do Squelch e pressionar por mais de 1 segundo a tecla de VFO e a procura automática é inicializada juntamente com um ponto piscante na casa dos MHz para indicar o modo de Scan. Se você desejar mudar o sentido da procura basta girar o seletor para um sentido contrário.
Scan de VFO com limites.
Assim como você pode programar limites para o VFO você pode também programar limites para o modo de procura automática.
Você pode ter um limite para cada Banda e quando neste modo o Scan faz a procura somente dentro da faixa estabelecida no programa.
Para podermos programar algum limite de Scan siga os passos seguintes:
1. Pressione o botão de Band para a banda desejada.
2. Selecione a frequência que irá determinar o limite superior para o Scan.
3. Pressione a tecla M por mais de 1 seg. e pressione a tecla 5.
4. Selecione a frequência que determinará o limite inferior do Scan.
5. Pressione a tecla M por mais de 1 seg. e pressione a tecla 4.

NOTA:
Quando você der um reset de VFO os limites de scan seram perdidos para ambas as bandas.

Confirmando os limites de Scan.
Pressione a tecla F por mais de um seg. e pressione a tecla 4 feito isto o display deverá mostrar a frequência que determina o limite inferior.
Pressione a tecla F por mais de um seg. e pressione a tecla 5 feito isto o display deverá mostrar a frequência que determina o limite superior.
Iniciando o Scan com limites.
1. Ajuste o ponto crítico do Squelch.
2. Selecione uma frequência que esteja dentro dos limites.
3. Pressione e segure a tecla VFO por mais de 1 seg.
Um ponto piscante na casa dos MHz indica que estamos com o modo de procura automática ligado.

Scan na casa dos MHz
O seu rádio quando em modo de procura automática e em especial o Scan de VFO é capaz de fazer a procura dentro de uma faixa de 1 MHz bastando para isto você pressionar a tecla de MHz justamente quando o rádio estiver em modo de Scan de VFO. Ex.:
Se você estiver scaneando e pressionar a tecla de Mhz quando o rádio estiver em 147e alguma coisa, ele irá ficar scaneando de 147 á 148 e para voltar ao normal pressione a tecla de Mhz novamente.
Scan alternado VFO/MR.
Esta função faz com que o rádio passe a procurar a frequência ocupada entre a frequência do VFO e o útimo canal de memória usado.
1. Ajuste o Squelch para o ponto crítico.
2. Pressione a tecla F e pressione a tecla MR.
3. A procura é feita de forma alternada entre o VFO e a ultima memória utilizada.
9.Scan alternado CALL /VFO
Esta função é identica a anterior e só difere que o Scan ao invéz de alternar do VFO para a memória ele alterna de VFO para o CALL .
1. Pressione a tecla de VFO.
2. Pressione a tecla de CALL por mais de 1 segundo. E a procura por uma frequência ocupada entre o VFO e o CALL se inicializa.
10. Scan alternado CALL/MR
Como a anterior só que alterna entre o CALL e o último canal de memória.
1. Pressione a tecla de MR e selecione a memória desejada.
2. Pressione a tecla CALL por mais de 1 seg.
11 Scan alternado VFO/MR/CALL
1. Pressione a tecla F e pressione a tecla CALL.
2. O VFO mais o ultimo canal de memória e o CALL ficam alternando para fazer a procura por uma frequência ocupada.

12. Função de Alerta (Prioritário)
Esta função quando ativa faz com que o rádio passe a monitorar o canal de memória numero 1 de forma que se você estiver por exemplo no CALL, ela irá de 5 em 5 segundos até o canal de memória 1e se estiver ocupado ela emitirá um curto Beep, desta forma você pode praticamente estar monitorando duas frequências ao mesmo tempo e sem atrapalhar a atual.
1. Ajuste o Squeclh para o ponto crítico.
2. Pressione a tecla F e pressione a tecla 4 e o indicador AL aparecerá no display.
3. Se houver um sinal presente no canal de memória 1 você ouvirá um Beep.
4. Para desativar repita o passo 2.
Se no canal 1 a memória estiver com CTCSS o CTCSS será desprezado.
O canal 1 de memória também é monitorado quando o display mostra as duas ou somente uma banda.
OPERAÇAO EM REPETIDORES
1. Transmitindo em modo de repetidor (Offsets + ou -).
Todo repetidor de radioamadorismo utiliza-se de duas frequências uma para receber e outra para transmitir. E para cada banda existe um padrão. A esta operação chamamos de Offset de frequência . O seu rádio Já vem com o valor do Offset programa-do em seu microprocessador bastando em algumas versões apenas indicar a sua direção. Na versão americana esta direção é colocada automaticamente.

DIREÇÃO VHF UHF
+ + 600 KHz + 5 MHz
- - 600 KHz - 5 MHz

2. Selecionando uma direção
de Offset.

Pressione a tecla de SHIFT. Se você pressionar a tecla SHIFT várias vezes irá notar que é possivel alternar de direção sempre que desejar-mos, e basta verificar no display a direção correspondente a repetidora que desejamos utilizar.
3. Seleção automática do Offset.
Versão USA e Canadense
Se o seu rádio for de procedencia americana e provavel que ele seja da versão série K e neste caso ele já vem programado de fábrica para colocar a direção do Offset automaticamente conforme o padrão estabelecido pela ARRL( Liga Americana de Rádio- Amadorismo). Neste caso se você desejar alterar a direção basta pressionar a tecla SHIFT.
Vale lembrar que em VHF nos utilizamos a mesma padronização de Offsets que os Americanos.
Cancelamento do Offset automático.
Pressione e segure a tecla de BAND e ligue o rádio atravéz da tecla de POWER para ativar ou desativar o modo automático de Offset.

. Seleção manual do valor de Offset.
O valor de Offset pode ser alterado para um outro diferente do padrão normal que neste caso já vem programado. E você pode selecionar um valor dentro de 0 até 99.9 MHz de 100 em 100 KHz.
1. Pressione e segure a tecla SHIFT/REV e ligue o rádio atravéz da tecla de POWER.
2. Pressione a tecla de F por mais de 1 seg. e em seguida pressione a tecla SHIFT/REV e no display deve aparecer o valor atual do Offset. Gire o botão seletor para selecionar o novo valor de Offset.
3. Pressione qualquer tecla do painel para retornar ao modo normal .
Se voce der um Reset de VFO ou de Memória isto fará com que o valor volte para o padrão normal.
NOTA:
Se você tiver selecionado um valor alto de Offset e este ultrapassar os limites de VFO quando for transmitir o rádio emitirá um Beep e cancelará a transmissão.

5. Função invertido (reverso)
Como quando estamos usando um repetidor na verdade estamos usando uma frequência para transmitir e outra para receber daria muito trabalho se por acaso desejassemos verificar se na frequência de transmissão poderiamos ouvir a outra estação com a qual estamos falando ou seja na entrada da repetidora onde nossas transmissões estão sendo feitas. Mas isto é facilitado atravéz da função de Reverso que nada mais faz do que inverter as frequencias ou seja a de transmissão passa a ser a de recepção e vice versa e basta pressionar a tecla F seguida da tecla REV que no dispaly aparecerá um R indicando que estamos em modo invertido .

Se desejar voltar ao modo normal basta repetir a operação.

6. Operação com Tom
Alguns repetidores requerem para serem acionados um determinado tom junto com a transmissão pois se o mesmo não estiver presente em nossas transmissão não será possivel acionar a repetidora .

Selecionando uma frequência de tom.
Se você não estiver com a unidade opcional TSU-7 instalada não sera possivel a seleção dos mesmos.

1. Pressione a tecla F por mais de 1 seg. e em seguida pressione a tecla TONE. Neste momento deve aparecer no display uma das 38 possiveis frequências de sub-tom.
2. Gire o botão seletor para selecionar uma das 38 frequências

3. Pressione qualquer tecla para sair do modo de seleção ou aguarde uns dez segundos que o rádio volta ao modo de display normal.

Operando a função de Tom
Pressione a tecla TONE. Um pequeno "T" deverá estar sendo mostrado no display da banda em que estivermos com o PTT.

7. Operações em Autopatch. (Telefone acoplado automáti-camente pelo Rádio).
Algumas repetidoras possuem um serviço de Telefonia automática.
Para poder usar os recursos deste sistema o seu rádio vem provido de algumas teclas que se pressionadas quando em transmissão fazem com que o rádio transmita os padrões DTMF necessários para controlar o Patch (interface de controle).
O teclado numérico é usado na transmissão como um teclado de telefone com a unica diferença de que temos 4 teclas a mais que são A, B, C, D.

Para ativar o teclado.
Pressione a tecla de PTT.
Pressione as teclas do painel numé-rico apropriadas para o seu uso.
NOTA:
Para ativar esses serviços existem uma sequência de códigos e no caso de um repetidor você precisa fazer parte do grupo de mantenedores da mesma .

Selecionando o tempo de retardo.
Quando pressionamos o PTT e em seguida pressionamos alguma tecla alfanumérica do painel, se soltarmos o PTT logo em seguida o rádio volta instantaneamente ao modo de recepção mas se querermos que ao invéz dele retornar de imediáto ele ainda permaneça por dois segundos
isto é possivel e util pois podemos digitar uma sequencia de tecla em modo de transmissão sem estar segurando o botão de PTT e assim que acabarmos de entrar com a sequência de digitos passados 2 segundos da ultima tecla pressionada o rádio volta ao modo de recepção.
1. Desligue o rádio
2. Pressione e segure a tecla 2 e ligue o rádio atravez da tecla de POWER.
3. libere a tecla numero 2 .
4. Se você quizer voltar ao normal repita os passos de 1 a 3.

8. Memória de DTMF
O seu rádio vem provido de dez memórias para armazenar até 15 digitos de DTMF por memória. Estas memórias são úteis quando desejamos armazenar códigos de controle do Patch ou para armazenar numeros de telefones.
Armazenando códigos DTMF
1. Pressione a tecla M e em seguida pressione a tecla MHz para selecionar o modo de inserção.

2. Entre com os digitos de DTMF pressionando o teclado alfanumérico.
3. Pressione a tecla MR após ter entrado com a sequência de DTMF.
4. Selecione um numero de 0 à 9 para determinar em qual das 10 memórias você quer armazenar a sua sequência. Feito isto o rádio voltara ao modo de seleção de sequência.
5. Se você entrar com o numero errado pressione a tecla VFO e retorne ao passo 1.
6. Para sair deste modo de memorização de DTMF pressione a tecla de BAND.
Verificando os códigos DTMF armazenados na memória.
1. Pressione e segure a tecla F por mais de 1 seg. seguida da tecla de MHz.
2. Pressione a tecla numérica correspondente a memória e os códigos deveram ser mostradas no display.

Enviando um código DTMF.
1. Pressione e segure o botão de PTT.
2. Pressione a tecla de MHz seguida por um numero de 0 à 9.
3. O código DTMF aparecerá no display.

OPERAÇÕES COM CTCSS.
A unidade de CTCSS (TSU-7) é incluida em apenas alguns modelos da versão Americana e Canadense.
A instalação da unidade opcl CTCSS (TSU-7) esta explicada nas ultimas paginas deste manual.
CTCSS Sistema de Squelch Controlado por Tom Contínuo, esta função quando ativada faz com que o rádio passe a controlar o Squelch atravéz do Sub-tom recebido ou seja para que o Squelch abra será necessário receber junto com a transmissão de quem esta querendo nos solicitar uma das 38 frequências de sub-tom.
Selecionando os Sub-tom
Para selecionar ou escolher um dos 38 diferentes sub-tom que irá controlar nossos Squelchs veja o procedimento na pagina 16.
Operando com a função CTCSS.
1. Pressione a tecla de BAND da banda desejada.
2. Pressione a tecla F e em seguida a tecla 3. No visor deve aparecer um pequeno CT indicando assim que esta atic\va a função de CTCSS.

A banda designada opera agora no modo de Tone Squelch .
Para ajustar a função para outra banda repita os passos anteriores.
Em modo Dual o CTCSS controla as duas bandas em recepção mas quando em transmissão desliga temporariamente o CTCSS da outra banda.

SISTEMA DE SQUELCH CONTROLADO POR DTSS
Quando em modo de DTSS o squelch fica controlado atravéz deste modo e para que o Squelch abra será necessário receber 3 códigos de DTMF previamente programados.
Uma vez aberto o Squelch após receber a combinação correta dos 3 DTMF você pode ouvir normalmente a estação que lhe está chamando. E quando você não receber mais sinal por aprox. 3 segundos o Squelch passa a ser controlado pelo DTSS novamente. Vale lembra que quando neste modo o rádio irá transmitir os 3 DTMF programados sempre que pressionarmos o PTT e também quando retornamos ao modo de recepção o rádio volta a ser controlado pelo DTSS.

1. Códigos de DTSS
Você pode selecionar sequencias de codigos de 000 à 999 o que da um total de 1000 diferentes códigos. E você poderá armazenar um código diferente para cada canal de memória ou um canal de CALL.
Selecionado codigos de DTSS.
1. Pressione o botão de BAND para selecionar a Banda desejada.
2. Pressione e segure a tecla F por mais de 1 seg. e em seguida pressione a tecla 2/DTSS.

3. Entre com a sequência de treis digitos pelo teclado.
NOTA:
Se vocêpressionar uma tecla não numérica ou se você ficar sem pressionar nada durante 10 segundos o rádio retornará ao modo normal.

2. Usando a função DTSS.
1. Pressione o botão de BAND da Banda desejada.
2. Pressione a tecla F seguida pela tecla 2/DTSS. No visor deverá aparecer no display um pequeno indicador DT de atividade da função.

3. O Squelch só abrirá quando receber a sequência correta de DTMF.
4. Para transmitir a sequência do código pressione o PTT e ele será transmitido nos primeiros 0,5 seg.

NOTA:
Durante a transmissão dos códigos o rádio não transmitira a sua vóz.
Se recomenda desligar a função de proteção de bateria (SAVER) quando for utilizar o DTSS.

5. Pressione a tecla F e pressione a tecla 2 para cancelar a função de DTSS.
NOTA:
Se você utilizar a função CTCSS em conjunto ou simultâneo com a de DTSS será nescessário um tempo antes de ser enviado os códigos para abrir o CTCSS.
3. Usando o DTSS atravéz do repetidor.
Quando pressionamos o PTT é transmitido o codigo imediata-mente e se formos utilizar um repetidor é bem possivel que tenhamos o problema de quando o repetidor retransmitir nosso sinal o código de DTSS já ter sido enviado, pois o repetidor leva alguns segundos para para entrar em modo de transmissão.
Para contornarmos esta situação o rádio já vem provido de uma função de retardo também conhecida por Delay que atraza a transmissão do código sempre que estivermos em modo duplex . Este tempo de retardo e de 250 ms mas se desejarmos poderemos aumentar para 450 ms.
Mudando o tempo de Retardo.
1. Desligue o rádio
2. Pressione e segure a tecla 1
3. Ligue o rádio atravéz da tecla de POWER.
4. Libere a tecla 1

CAHAMADA SELETIVA
(PAGING)
O Paging utiliza assim como o DTSS códigos de DTMF para controlar o Squelch de forma semelhante ao DTSS. Ele só é diferente pois alem de controlar o Squelch como o DTSS ele é capaz de indentificar a estação que esta nos chamando e ainda é possivel termos um grupo onde cada um pode ter seu próprio código e desta forma não ser incomodado quando for solicitado outro integrante do grupo ou se ainda desejar poderá ser solicitado todos de uma só vez e tudo sempre com a indetificação da estação que esta chamando.


1. Memória de códigos de Paging.
São 8 Memórias de para armazenar tosos os codigos que desejar.
2. Ajustando códigos de Paging.
Inicie a programação pelo seu código individual.

1. Pressione a tecla F seguida pela tecla 1 para entrar em modo de Paging.

2. Pressione e segure a tecla F por mais de 1 seg. seguida da tecla 1 para entrar em modo de ajuste.

3. Gire o botão seletor até selecionar A (seu código individual).


4. Entre o seu código individual de 000 à 999 usando o teclado numérico.
5. O seu código de ID é memorizado na memória A.
6. Selecione de 1 à 6 com o botão seletor .
7. Entre com um novo código de Paging conforme o passo 4.
8. Pressione qualquer tecla para sair do modo de ajuste dos códigos.


O Gráfico abaixo mostra um exemplo de como podemos usar o Paging com um grupo de amigos e ele servirá de exemplo para entendermos melhor o funcionamento da função de Chamada Seletiva.
NOTA:
O seu código de ID (Identificação) esta em seu rádio
presente na memória A. E cada membro tem um código
ID próprio também em suas respectivas memórias A.



3. Transmitindo um código de Paging (Chamando uma estação).
1. Selecione a frequencia desejada.
2. Pressione a tecla F seguida pela tecla 1 para entrar em modo de Paging. Será necessário que outro rádio também esteja em modo de Paging.
3. Pressione e segure a tecla F por mais de 1 seg. para entrar no modo de seleção de um código de Paging.
4. Escolha um dos códigos préviamente armazenados para a chamada da estação desejada.

Chamando todos os membros simultanea-mente.
Selecione a memória que contém o código do grupo . No nosso caso de exemplo a memória 5.

Pressione o PTT. A comunicação é possivel tanto em modo Paging como em modo de seleção de um codigo.

O código de grupo 789 seguido por um asteristico para separar os dois codigos mais o codigo 111 são transmitido.
Chamando um específico membro do grupo.
1. Pressione a tecla F por mais de 1 seg. seguida pela tecla 2.
2. Selecione a memória que conter o código da estação desejada por exemplo o membro 3. E se por acaso não tivessemos memorizado este código utilizariamos a memória 0 para colocar código 444.
3. Pressione o PTT.
4. Você pode cancelar o modo de Paging uma vez estabelecido o contato se desejar.

O codigo da estação 444 separado por um asterístico e seguido pelo seu codigo individual (ID) são transmitidos sempre que pressio-nado o PTT.
5. Recebendo um código ou um membro do grupo.
1. Sintonize a frequência desejada.
2. Pressione a tecla F seguida pela tecla 1 para entar em modo Paging.

Recebendo um código de Paging individual.
1. Quando um código apropriado é recebido, seu Squelch é aberto e um alarme é soado pelo altofalante.
2. Se a estação que lhe chamou enviou o seu código individual (111) e vamos supor que a estação que lhe chamou é a do membro 3 então o display deverá estar como o da fig abaixo.
3. Pressione o PTT para responder a estação que lhe chamou e o código da memsma será enviado automaticamrente.
Recebendo um código em grupo.
código que faz abrir o Squelch de todos os membros.
1. Se um dos membros transmitir um código de grupo no nosso exemplo (789) ele estará fazendo com que todos membros recebam o seu sinal neste caso todos os membros deveram estar com seus display mostrando o numero da memória a qual esta o codigo do grupo seguida pelo P de Paging mais o codigo de grupo (789) e se você ou os outros membros desejarem saber quem esta chamando de forma geral basta girar o botão de seletor para até a memória 0 e lá deverá estar o código da estação solicitante ou se preferir pressione o PTT para responder a mesma, pois desta maneira o rádio transmitira o código da estação que solicita separado pelo asterístico seguido pelo seu codigo (ID).

NOTA:
Se no display aparecer um E significa que o sinal não esta suficientemente bom para poder ser decodificado e assim ele coloca um E de indicação de ERRO.

NOTA:
Para uma melhor eficiência desative o modo de Paging após estabelecer o inicio do contato.

5. Cancelando o Squelch controlado pelo Paging mas continuando no modo de Paging.
Se você desejar cancelar o controle de Squelch contolado pelo Paging, isto é possivel e util quando queremos usar o Paging somente para identificar a estação que esta nos chamando e deixarmos o uso de Paging como um canal privativo de lado.
Cancelando o controle do Squelch
1. Pressione e segure a tecla F por mais de 1 seg. seguida da tecla CALL.
2. Para retornar ao Squelch controlado pelo Paging repita a operação anterior.
6. Bloqueando códigos já memorizados
Se você desejar poderá inibir alguns códigos já memorizados nas memórias de Paging, por exemplo: No seu caso cada vez que um membro fosse solicitado daqueles que estejam memorizados de 1 à 5 o seu Squelch abriria, ou você teria que retirar os códigos da memória ou então nem colocalos com exceção do de grupo (789), mas digamos que hora se deseje e hora não se deseje escutar outros membros voce poderá inibir temporaria-mente as memórias desejadas.

1. Selecione a memória a ser bloqueada.
2. Pressione a tecla F seguida da tecla 0. Devera o display mostrar uma para indicar que a memória esta bloqueada.
3. Para desbloquear repita os passos 1 e 2

TRANSMITINDO E RECEBENDO MENSAGENS
O seu rádio é capaz de transmitir e receber mensagens na parte inferior do dispaly e ele utiliza uma combinação de DTMFs para a formação de caracteres alfanuméricos.
Você pode armazenar até 10 memsagens recebida cada qual com até seis digitos o que totaliza 60 caracteres, porém se recebermos mais do que 10 memsagens poderemos programar o rádio para que sobreponha as primeiras memsagens recebidas desta forma não perderemos nehuma mensagem atual caso as memórias estejam cheias.
Alem de que você dispoem de 10 memórias para armazenar mensagens pré programada para enviar a qualquer momento e mais quatro já programada de fábrica para uso geral.

NOTA:
Esta função é usada em conjunto com DTSS e PAGING.

1. Modos de enviar mensagens.
Existem duas maneiras de se enviar mensagens.
Você pode transmitir sua mensagem manualmente pelo teclado bastando para isto sempre que iniciar e terminar uma mensagem digitar o # .
veja a tabela de equivalência para cada caracter.
cada mensagem pode conter no máximo 6 caracteres.

Ou se preferir poderá armazenar até 10 mensagens nas memórias de mensagem e quando quiser podera usa-las .
2. Usando as memórias de Mensagem.
Procedimento de programação.
1. Pressione a tecla M seguida pela tecla de MENSSAGE para entrar no modo de memorização.

2. Entre com a sua mensagem digitando a sequencia de combinações de DTMF.
3. Pressione a tecla de VFO se entrar com algum caracter errado e retorne ao passo 1.
4. Pressione a tecla MR seguida pelo numero de 0 à 9 que corresponde a memória desjada a armazenar a mensagem .
5. Para cancelar o modo de entrada de mensagem basta pressionar o PTT.
3. Checkando as mensagens.
1. Pressione a tecla f por mais de 1 seg.
2. Pressione a tecla MESSAGE.
3. Pressione a tecla numérica corres-pondente a memória a ser verificada (0 à 9) .

caracter operação
0 0
1 1
2 2
3 3
4 4
5 5
6 6
7 7
8 8
9 9
TABELA DE EQUIVALÊNCIA:


caracter operação
Q 1+A
A 2+A
D 3+A
G 4+A
J 5+A
M 6+A
P 7+A
T 8+A
W 9+A
caracter operação

Z 1+B
B 2+B
E 3+B
H 4+B
K 5+B
N 6+B
R 7+B
U 8+B
X 9+B

caracter operação
ESPAÇO 1+C
C 2+C
F 3+C
I 4+C
L 5+C
O 6+C
S 7+C
V 8+C
Y 9+C

POR EXEMPLO:
6+C
4+C
3+A
6+A
2+B
2+A
B O M D I A

4. Transmissão das mensagens armazenadas na memórias.
1. Presione o PTT seguido pela tecla MESSAGE. O indicador de mensagem devera estar aparecendo no display.
2. Ainda com o PTT pressionado pressione uma tecla numérica a qual corresponde a memória desejada.
NOTA:
Quando você estiver ouvindo a mensagem sendo transmitida você pode liberar o PTT que ela não se interrompera até o seu fim.

5. Recebendo uma mensagem.
1. Com a função de DTSS ou Paging ativa pressione a tecla F seguida pela tecla MESSAGE.
2. O simbolo de mensagem é mostrado no display e quando você receber alguma verá a mesma aparecer no display e o simbolo de mensagem ficará piscando.
modo DTSS
modo de Paging
6. Mensagens recebidas na memórias
Pressione a tecla de MESSAGE e a ultima mensagem recebida será mostrada no visor e caso haja mais basta girar o botão seletor para poder ler as demais.
Quando não reprogramado:
Se as 10 memórias estiverem cheias de mensagens ele armazenará a nova mensagem sempre na memória 0 para assim preservar as outras nove primeiras mensagens.

Se você desejar podera alterar esta ultima função para que quando as 10 memórias estiverem cheias o rádio não mais memorize nenhuma mensagem.
Para mudar para este modo pressione e segure a tecla de MESSAGE e ligue o rádio.
Limpando as memórias de mensagem.
Pressione e segure a tecla M por mais de 1 seg. e pressione a tecla MESSAGE.
Esta função nao limpa as memórias de transmissão de mensagens.

FUNÇÕES ESTENDIDAS DE RECEPÇÃO
1. Sistema de alarme por tom.
O sistema de alarme por tom é provido de um sinal sonoro além de um pequeno sino que quando etiver representado no display indicará a atividade desta função e para entender melhor de como o alarme funciona vamos dizer que se estivermos usando esta função toda vez que haver um sinal na frequência ele soara um alarme e colocará no display a hora em que houve o ultimo sinal.
Se você colocar o T.ALT em atividade as comunicações ou os sinais de audio não poderam ser ouvidos.
Seria interessante seu uso em conjunto com as funções de CTCSS, PAGING, ou DTSS pois assim se nos afastarmos do rádio por um determinado tempo e formos solicitados saberemos inclusive o horário da ultima solicitação.

Quando estivermos utilizando a função de T.ALT a função de APO é desativada.
1. Ajuste o Squelch para o ponto crítico.
2. Pressione a tecla F seguida da tecla 5. O indicador desta função devera aparecer.

3. O indicador T.ALT devera piscar e um Beep deverá soar caso algum sinal seja recebido ou em caso de CTCSS, DTSS ou PAGING ter decodificado um sinal.
4. A hora da ultima solicitação deverá aprecer no display.
5. Pressione o PTT para desarmar o T.ALT ( somente no caso de ter-se recebido um sinal do contrário o PTT fica bloqueado).
6. Pressione a tecla F seguida pela tecla 5 para desativar esta função.

NOTA:
Para o T.ALT poder ser acionado no caso de se estar utilizando a função CTCSS será necessário a presença de um sinal com o sub-tom correto por mais de que 1 segundo.

Selecionando diferentes sons de alarme.
Pressione e segure a tecla 5 e ligue o rádio atravéz da tecla de POWER. Deste modo você alterna o alarme de Beeps para um som parecido com o de telefone e vice versa.
2. Monitor
Quando pressionado faz abrir momentaneamente o Squelch do rádio mesmo com CTCSS, DTSS e PAGING.

3. Desligando a função de Beep do teclado.
O seu rádio produz um Beep a cada botão pressionado e se você deseja inutilizar esta função ou mesmo liga-la Pressione a tecla 6 e ligue o rádio atravéz da tecla de POWER.
4. Lampada (LAMP)
Quando pressionada faz com que o display e o teclado se ilumine temporariamente mas se você desejar poderá fazer com que ela permaneça ligada o tempo que desejar.
1. Pressione a tecla F seguida da tecla LAMP.
2. Para cancelar basta pressionar a mesma sequência novamente.

5. Teclado travado
Se desejar poderá travar todo o teclado para que não o mude acidentalmente.
Quando o teclado ficar travado somente as teclas LAMP, MONI, E.CHG, F+M e PTT não serão travadas.
Para travar e destravar pressione a tecla F seguida da tecla M.
6. Ajuste de volume para fone de ouvido.
CUIDADO:
Se você usa fone de ouvido é bem provavel que quando for colocar os fones com a intenssidade de volume que estava usando para ouvir pelo alto falante do rádio, possa ser muito alta para os fones e inclusive prejudicial aos seus ouvidos. Para este caso o radio vem dotado de uma função que minimiza o máximo possivel os níveis de audio para ambas as bandas previnindo contra um possivel esquecimento.

1. Pressione e segure a tecla 4 e ligue o rádio.
Esta operação reduz o volume abaixo do mínimo volume original para ambas as bandas.
2. Conecte o seu fone de ouvido.
3. Ajuste o volume para uma intenssidade confortavel.
NOTA:
Esta função reduz o nível de audio para o alto falante interno. Se voce desejar retornar ao modo normal basta repetir a operação do passo 1.
7. Separando o som do alto- falante interno com o micro-fone externo conectado.
Se você conectar o microfone externo os sons das duas bandas sairão pelo microfone externo. Mas se voce desejar separar os audios de cada banda você poderá fazer com que o audio da banda que estiver com o PTT saia no microfone e a que não esta com o PTT saia no rádio isto é muito util quando se deseja eliminar microfonias em transmissões full-duplex.
1. Pressione a tecla F e a tecla 6 para separar ou mixar os sinais e o rádio lhe dará uma mensagem MIX ou SEP para cada caso.
2. Pressione a tecla F por mais de 1 segundo e pressione a tecla 6 se por acaso quiser inverter os audios separados ou seja a banda que estiver com o PTT será ouvida no rádio e a outra banda no microfone ou vice versa.

8. Função de mudança de banda automática.
A função de mudança de banda automática faz com que quando ativada, paase a monitorar as bandas de forma que quando algum sinal for detectado ela passa imediatamente o PTT para a banda onde o sinal esteve presente e depois de treis segundos de não haver mais sinal naquela determinada banda ou se não for pressionado o PTT ela retorna a sua posição anterior.
1. Pressione a tecla F seguida pela tecla BAND/A.B.C.
O A.B.C. deve ser indicado no display.

2. Se algum sinal for recebido o PTT e comutado automaticamente para esta banda.
3. Se você pressionar o PTT o mesmo ficará travado do lado em que ele estiver e a função A.B.C. será cancelada.

9. Recepção simultânea de dois sinais da mesma banda.
Se você desejar poderá programar o seu rádio para que ao invéz de uma banda de VHF e outra de UHF, você pode ter duas bandas de VHF ou de UHF.
Sinais simultâneos em VHF.
1. Pressione a tecla BAND para a banda de UHF.
2. Pressione a tecla f2. A banda de UHF deverá sumir e no seu lugar uma outra banda de VHF deve apareçer no display.
Sinais simultâneos em UHF.
1. Pressione a tecla BAND para a banda de VHF.
2. Pressione a tecla f2. A banda de VHF deverá sumir e no seu lugar uma outra banda de UHF deve apareçer no display.
NOTA:
Sinais simultaneos da mesma banda fazem com que a performance de recepção perca um pouco sua sensibilidade alem de que pode ser possivel algumas interferencias.

10 Desligando um das bandas.
Se você desejar poderá desligar uma das bandas e ficar somente com uma banda no display .

Pressione a tecla DUAL para ligar e desligar uma banda.
Se você preesionar a tecla BAND com apenas uma banda você alterna para a outra banda .

11. Modo MHz
Você pode usar esta tecla para agilizar uma procura ou seleção de frequência quando estiver sendo feita pelo botão seletor, e deste modo o passo e de 1 em 1 MHz.
Pressionando a tecla de MHz faze-se com que as casas de 100 KHz apaguem e se você girar o botão seletor para procurar alguma frequencia de 1 em 1 MHz.
Para retornar ao normal pressione qualquer tecla exceto E.CHG ou aguarde por 10 segundos.


12. Display com frequências
canalizadas.

O seu rádio pode ser programado para que ao invez de se ter no display a frequência apareça apenas o numero representativo do canal de memória e do CALL alem de que não teremos mais o VFO para podermos variar a frequência. Esta operaçao é util para travar o rádio em modo de canais de memória e de CALL.
1. Pressione a tecla 3 e ligue o Rádio atravéz da tecla de POWER.
2. Deve aparecer no display alguns numeros que representam os canais. E para mudar de canais gire o botão seletor.
3. Para retornar ao modo normal repita a operação 1.
FUNÇÕES PARA ECONOMIZAR A BATERIA
1. Modo de preservamento da carga da bateria (SAVER)
Este rádio vem dotado de um circuito economizador de bateria para aumentar a autonomia da mesma e a função que controla este economizador e o SAVER. Quando ativado o modo Saver o rádio passa por um processo de chaveamento ou seja ele fica ligando e desligando varias vezes por segundo ou por minuto e o seu tempo de desligado é maior do que o de ligado(aprox. 0,1 seg.) o que faz com que a bateria venha aumentar o seu tempo de carga e esta função quando ativada passa a entrar em atividade após 10 segundos do ultimo comando ou quando não estamos recebendo nenhum sinal a mais de 10 segundos.
A função SAVER não tem efeito quando em modo de Scan.
Para ativar e desativar esta função pressione a tecla F por mais de um segundo e pressione a tecla MR.

Seleção do tempo de preservação.
1. Pressione e segure a tecla 7 e ligue o rádio atravéz da tecla POWER.
2. Selecione o tempo que ele permanecera desligado no momento do chaveamento atravéz do seletor: 0,4 - 0,6 - 0,8( modo inicial ) - 1,0 - 1,5 - 2,0 ou 3,0 segundos
3. Para retornar ao normal pressione qualque tecla do painel.

2. Função de desligamento
automático.

1. Quando estiver ativa esta função, faz com que o rádio se desligue após 59 minutos do ultimo sinal recebido ou do ultimo comando efetuado, emitindo por uns 5 segundos alguns Beeps.
2. Após 1 minuto de soado os Beeps o rádio se desliga podendo ser ligado atravéz da tecla de POWER.

NOTA:
Apesar de quando em modo Scan ou T.ALT o display mostrar o indicador da função APO ele estará na realidade inativo.
3. Para ligar e desligar pressione a tecla F por mais de 1 segundo e em seguida pressione a tecla VFO.

FUNÇÕES DE RELÓGIO
Se você pressionar a tecla F seguida pela tecla 7 irá aparecer na sub-banda um relógio. O relógio é mostrado na forma de 24horas. Se você pressionar o F seguida pelo 7 ele será cancelado do display.
1 Ajustando a Hora
1. Pressione e segure a tecla F por mais de 1 segundo e em seguida pressione a tecla 7, deste modo o relógio e mostrado na banda principal.
2. Ajuste a hora no display atravéz do controle seletor.
3. Pressione a tecla M.
4. Ajuste o minuto no display girando o controle seletor.
5. Pressione a tecla F para encerrar o modo de ajuste do relógio.

Ajustando o alarme
Quando você pressiona a tecla 0 em modo de ajuste do relógio o segundo display é limpo e a contagem inica desde o 0 segundos.
2. Função de timer (temporização)
Ajuste da hora de ligar.
1. Pressione a tecla F por mais de 1 segundo e pressione a tecla 8 , e deste modo o display deve indicar um pequeno relógio indicando o modo de ajuste para a hora de ligar-se auromaticamente.
2. Ajuste a hora .
3. pressione a tecla M
4. Ajuste o minuto e pressione a tecla F.

Ajuste da hora de desligar.
1. Pressione a tecla F por mais de 1 segundo e pressione a tecla 9 , e deste modo o display deve indicar um pequeno relógio indicando o modo de ajuste para a hora de desligar-se automaticamente.
2. Ajuste a hora .
3. pressione a tecla M
4. Ajuste o minuto e pressione a tecla F.

Ligando e desligando as funções de Timer.
Pessionea tecla F seguida pela tecla 8 para ligar e desligar o timer ligamento automá-tico.
Pessionea tecla F seguida pela tecla 9 para ligar e desligar o timer desligamento automá-tico.
Cada timer tem a sua propria indicão no display.
Função de alarme.
Se você pressionar duas vezes a tecla M quando em modo de ajuste do timer de ligamento automático, será possivel ligar ou desligar o alarme girando o controle seletor para "A ON"
O alarme soará por dez minutos quando for atingido o tempo pré ajustado para o r'dio ligar.
Pressione qualque tecla para interromper o alarme

OPERÇÃO EM DUPLEX
Normalmente o tranceptor opera em duplex com as bandas, ou seja quando formos transmitir em uma banda a recepção da outra é interrompida até que deixemos de transmitir.
Se você preferir poderá operar em modo Full-duplex , ou seja enquanto estiver transmitindo em uma banda poderá ouvir a outra simultaneamente.
Pressione a tecla F e pressione a tecla DUAL. O indicador DUP deve estar aparecendo no display indicando assim o nosso modo full-duplax.

Para retornar ao modo Duplex repita os passos anteriores.
Se você utiliza um microfone exerno veja as vantagens de se utilizar audios separados e diminuindo assim a probabilidade de uma microfonia.
Se você não usa microfone externo ou mesmo que usa mais esta tendo problema de microfonia siga os passos seguintes.

Pressione a tecla F por mais de 1 segundo e pressione em seguida a tecla DUAL. O indicador DUP devera ficar agora piscando o tempo todo, o que significa a atividade da função explica logo abaixo da figura.

Neste modo a senssibilidade do microfone mais o volume de audio recebido passam a ser reduzidos automaticamente para prevenir uma microfonia e o rádio passa para a potência de saida EL.
Se você desejar alterar a potência basta pressionar atecla F+ D/LOW.
Para cancelar esta função repita a operação inicial.


PROGRAMANDO O MICROFONE
Se você possue um microfone que por sua vez tenha três teclas 1,2 e 3 você podera programa as mesmas com qualquer função desejada, exceto a de POWER.

Para programar é bem simples, basta que você com o rádio desligado pressione um dos três botões situados na parte superior do microfone e com o mesmo pressionado ligue o rádio atravéz da tecla de power e assim que o rádio ligar voçê podera soltar a tecla e o display deve estar indicando um PF seguido do numero do botão (1,2 ou 3) o qual se esta programando. Continuando, basta voçê pressionar a tecla que voçê deseje com que o botão controle ou se for uma função secundária como por exemplo a seleção de um determinado sub-tom, então pressione a tecla F por mais de um segundo e pressione a tecla TONE, ai o rádio deverá emitir um sinal e voltar ao normal. Agora quando desejar alterar a frequência do tom voçê pode optar por pressionar o botão do microfone o qual programamos para esta finalidade, e neste caso o valor da frequência do tom aparecerá no display restando a voçê fazer a seleção atravéz do controle seletor.