Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de novembro de 2017

O DIA DO RADIOAMADOR BRASILEIRO


O DIA DO RADIOAMADOR BRASILEIRO

Por: Ivan Dorneles –PY3IDR
Fernando –PP6PP

Jornal O SUL-A/C da RedaçãoPorto Alegre-RShttp://www.py2gea.com.br/diversos/curiosidadegea/dia%20do%20radioamador.html


O nosso jornal O SUL publicou, hoje, dia 22 de outubro de 2003, exemplar de nº. 805, na Coluna Agenda, página 15, como sendo a data de hoje o Dia do Radioamador. Com o intuito de colaborar, informo que até o ano de 1968, o Dia do Radioamador era festejado a 22 de outubro de cada ano. No entanto, após meticuloso trabalho de pesquisas realizadas pelo radioamador João Ramos Bacaratt - PY2AJ, um dos fundadores da LABRE paulista, esse dia foi mudado pela direção da LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, entidade de âmbito nacional que congrega os radioamadores brasileiros.

João Ramos Bacaratt efetuou um trabalho cansativo e pioneiro, com o seu costumeiro entusiasmo, apresentando a seguir um detalhado relatório ao Conselho Federal da LABRE, reunido em outubro de 1968, na cidade de Curitiba-PR.
Seu trabalho mereceu elogios de todos os que leram e, depois de estudado a fundo, o Conselho Federal da entidade, por unanimidade, fixou o dia 5 de novembro como o DIA DO RADIOAMADOR BRASILEIRO.

A fixação do dia 5 de novembro foi em razão de que, nessa data, no ano de 1924, o Diário Oficial da União publicara o Decreto de nº. 16.657, regulamentando as estações de radioamadores existentes no Brasil, e, até então, consideradas como clandestinas.
O referido decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do radioamadorismo no Brasil, tirando-o da clandestinidade.

A data de 22 de outubro era festejada como Dia do Radioamador Brasileiro em virtude de que, nessa data, em 1934, fora realizada a sessão da Assembléia Geral dos Radioamadores Paulistas e Cariocas, fundindo as duas entidades que existiam, transformando-as na LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão. Atenciosamente.

Ivan Dorneles Rodrigues Ivan Dorneles Rodrigues Ivan Dorneles Rodrigues Ivan Dorneles Rodrigues Ivan Dorneles Rodrigues Ivan Dorneles Rodrigues Ivan Dorneles Rodrigues Ivan Dorneles Rodrigues Ivan Dorneles Rodrigues Ivan Dorneles Rodrigues Ivan Dorneles Rodrigues Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR PY3IDR
e-mail: mail: mail: ivanr@cpovo.net





A história do Radioamadorismo no mundo é repleta de acontecimentos tão relevantes para a humanidade, que até nossos dias são contados, lembrados e relembrados pelo fato de que nada foi pedido, tudo foi, está e será usufruindo por nos habitantes deste planeta.

Vários cientistas de renome como André Marie Ampère, Galvani, Alessandro Volta, Samuel Morse, Hertz, Padre Roberto Landell De Moura, Marconi, e muitos outros participaram deste rol de boas novas. Por exemplo:

1 - Samuel Morse, em 1837, inventou o telégrafo e Código Morse; 2 - Marconi realizou a primeira transmissão de rádio no ano de l895, data em que, na realidade, teve início o Radioamadorismo; 3 - Hertz foi o Físico que em 1888 demonstrou a propagação das ondas eletromagnéticas no espaço, em linha reta, meio este, que usamos até hoje nas nossas transmissões;

4 - Marconi, no dia 5 de novembro de 1901 realizou, pela primeira vez, comunicação entre a Inglaterra e Canadá com sinais de rádio;
5 - Landell de Moura conseguiu, entre 1893 e 1894 introduzir a modulação ao rádio, isto é, transmitir voz (sem fio), pois só se transmitiam, até então, sinais telegráficos. Suas experiências se deram em São Paulo, na Av. Paulista de onde conseguiu contactar o Alto de Santana, numa distância de cerca de 8Km, na presença de autoridades Governamentais e Estrangeiras, o que constituiu um marco histórico no setor da telecomunicação.

Landell patenteou seu invento não só no Brasil, como nos EUA. O registro nos EE. UU teve sua validade vencida em 1921, o qual não foi renovado.

Tal acontecimento favoreceu Marconi que iniciou seus estudos a respeito, um ano após, 1895, ficando com toda honra e glória do evento e deixando Landell de Moura, perante a História Oficial Internacional, no esquecimento.

Entretanto, nós brasileiros, continuamos a reverenciá-lo reconhecendo o seu valioso trabalho.

A prática do Radioamadorismo é um dos mais fascinantes, versáteis e instrutivos hobbies científicos. Além disto, é sabido o papel humanístico levado a efeito em passado recente e mesmo agora, no que tange a casos de emergência como epidemias, catástrofes em que os Radioamadores com habilidade e até com sacrifício pessoal, procuram servir as suas comunidades.
Em consequência disto, o Governo Brasileiro através do Decreto Lei N. º 5629 de 29 de outubro de 1943, considera os Radioamadores reservistas do Exército e da Aeronáutica, reserva especial das Forças Armadas, dando-lhes algumas regalias e considerando, ainda, a sua entidade, a LABRE, como Associação Civil de Utilidade Pública.

Por definição, o Radioamador é a pessoa que utiliza sem finalidade lucrativa, as ondas eletromagnéticas dentro do "espectro eletromagnético" delimitado por convenções internacionais.
Este espectro eletromagnético compreende uma gama de comprimento de ondas que variam desde as ondas de rádio até as ondas de radiação ionizantes (raios x e gama). Estas ondas se propagam no espaço a 300.000 Km por segundo.

Quanto menor o seu comprimento, maior é o seu poder de penetração, ou seja, mais facilmente alcança maiores distâncias. O Radioamador Classe A, por exemplo, pode utilizar todas as faixas permitidas pela IARU (União Internacional de Radioamadores) que hoje são: HF: 160, 80, 75, 40, 20, 17, 15, 12, 11 e 6 metros de comprimento de onda. VHF: 2 e l,35 metros. UHF: 70, 33 e 23 centímetros.

Estas radiações são passíveis de medida. É possível calcular a Velocidade, o Comprimento de onda e a Frequência, através das seguintes:


V = F X C; C = V / F E F = V / C.


Dia 05 de novembro é o dia do Radioamador? Sim!
O decreto Nº 16657 assinado pelo Presidente Arthur Bernardes no dia 05 de novembro de 1914 e publicado no Diário Oficial da União, regulamentou as estações de Radioamadores.
O reconhecimento como dia Oficial do Radioamador Brasileiro foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Federal da LABRE, como preito de gratidão ao então Presidente Bernardes.
É importante lembrar, também, que dia 18 de abril é o Dia Internacional do Radioamador, em homenagem à Fundação da IARU, na França no ano de 1925.

Assim, o Dia 5 de novembro é o dia do Radioamador Brasileiro e o Dia 18 de abril é o dia Internacional do Radioamador.


DATAS COMEMORATIVAS NO RADIOAMADORISMO BRASILEIRO.

PP6 PP - Fernando 
http://www.pp6pp.com.br/dia%20do%20radioamador.htm



O Radioamadorismo se inicia com os experimentos do Padre brasileiro Roberto Landell de Moura e do italiano Guglielmo Marconi, que realizaram as primeiras transmissões de rádio no final do século XIX e início do século XX.
Não apenas mais um hobby, mas um verdadeiro "passatempo científico", já que o mesmo envolve eletrônica e é uma oportunidade de comunicar-se com pessoas do mundo inteiro por meio de uma estação de rádio.

As ondas de radiofrequência são as responsáveis pela propagação de mensagens, tendo como principal objetivo “a evolução técnica das comunicações, estudo da propagação de ondas no espaço, aspectos geográficos em radiocomunicação e tudo que se ·relaciona com a RF (radiofrequência). ”
DIA INTERNACIONAL OU MUNDIAL DO RADIOAMADOR
18 DE ABRIL - O dia internacional do radioamador é 18 de abril, em homenagem à Fundação da IARU (International Amateur Radio Union) ocorrida na França em 1925.

DIA DA CRIAÇÃO DAS LABRES
22 DE OUTUBRO - LABRE - LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RADIO EMISSÃO
A data de 22 de outubro era festejada como Dia do Radioamador Brasileiro em virtude de que, nessa data, em 1934, fora realizada a sessão da assembléia geral dos radioamadores paulistas e cariocas, fundindo as duas entidades que existiam, transformando-as na LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.
DIA DO RADIOAMADOR BRASILEIRO
05 DE NOVEMBRO - DIA DO RADIOAMADOR NO BRASIL
A fixação do dia 5 de novembro foi em razão de que, nessa data, no ano de 1924, o Diário Oficial da União publicara o Decreto de nº. 16.657, regulamentando as estações de radioamadores existentes no Brasil, e, até então, consideradas como clandestinas. O referido decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do radioamadorismo no Brasil, tirando-o da clandestinidade.


COMPLEMENTANDO:
PATRONO DOS RADIOAMADORES:


Padre Roberto Landell de Moura
PATRONO DAS COMUNICAÇÕES:



Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon
HINO DOS RADIOAMADORES
https://www.youtube.com/watch?v=ujrer43J_XU
https://www.youtube.com/watch?v=2ElDjpZdvGQ


PY6 PY6LA 04/ 11 /2017 /2017/2017/