Pesquisar este blog

sábado, 27 de maio de 2017

PY2NI ( HORTA ) GG66RK - São Paulo - Brasil

PY2NI ( HORTA ) GG66RK - São Paulo - Brasil








Estas são fotos das antenas que estão sendo produzidas (e finalmente entregues) aos colegas que participaram do "consórcio" de construção. São todas baseadas no desenho de K1FO - STEVE, nos handbooks da ARRL mais recentes podem ser encontradas sob o título "BUILDING HIGH PERFORMANCE YAGIS", para maiores detalhes sugiro a leitura do referido artigo.
Na foto abaixo pode-se notar os detalhes da construção do acoplamento em T-MATCH, os isoladores são feitos de Poliacetal (DELRIM), os parafuso utilizados são TODOS DE AÇO INOX. Pode-se ver também a ligação do balum 4:1, cumprindo no caso duas funções, tanto promove o casamento de impedâncias como torna o sistema balanceado.
Na foto abaixo, o detalhe da bucha isolante usinada também em poliacetal (DELRIM). Segundo o autor, o uso de elementos isolados diminui o ruído ( no caso trata-se de ruído elétrico) causado pelo contato intermitente entre elementos e gôndola provocados pela ação do vento.

Vista parcial da antena (parte traseira) mostrando detalhes do acoplamento em T-MATCH, as conexões entre as barras são feitas em fita de latão e presas com parafusos também de latão.

Vista da antena completa, a foto não faz jus a antena pois ficou desfocada, infelizmente acabou a bateria da câmera e não pude fazer outra foto melhor, de qualquer forma creio que sirva para dar uma idéia do tamanho final.

Abaixo foto do sistema montado por PU2MHL - Marcio na cidade de Leme (GG67HT) utilizando 4 x 12 elementos (K1FO). Este sistema permite o trabalho de estações por REFLEXÃO LUNAR (EME), bastando para isto adicionar um rotor de elevação no conjunto, mesmo sem o rotor de elevação é possivel fazer contatos via EME quando a lua se encontra no nascente ou poente. Neste caso, com angulos entre 0º e 15º consegue-se tambem um ganho adicional chamado ganho de solo (ground gain), que pode atingir até +6 dBs.
Para o casamento das impedancias das antenas o Marcio construiu um transformador de 1/4 de onda feito de tubos de latão de diametros apropriados para conseguir uma boa SWR, outra opção seria o uso de cabos de 75 Ohms casando as antenas 2 a duas e uma ultima vez casando os dois conjuntos.

Para informações de como adquirir a antena acima mande e-mail para



Nenhum comentário:

Postar um comentário