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sexta-feira, 14 de julho de 2017

ESQUEMA Recentemente

Recentemente, lendo o periódico "Antique Radio Classified", vol 14, no1, deparei-me com um excelente artigo de Melvin R. George, que transcrevo a seguir.
Com a indisponibilidade da válvula 1L6 e o consequente aumento no preço, os colecionadores de rádios Zenith são penosamente prejudicados para manter seus rádios em funcionamento.
Em uma recente consulta a "Antique Eletronic Supply", verificou-se que não havia nenhuma válvula 1L6 em estoque e que a mesma normalmente não está disponivel.
A válvula proposta para substituição, alem de ter uma boa oferta, é de baixo custo, comparada com a válvula 1L6.







Recentemente adquiri um rádio portátil Zenith 5-G-41, que necessitava da substituição de uma válvula 1L6.
Infelizmente, a válvula 1L6 e sua substituta 1U6, não são encontradas no mercado especializado. Como resultado, resolvi achar uma alternativa de baixo custo para a 1L6.
Com o auxílio de um manual de válvulas, e o esquema do Zenith, cheguei a conclusão que as características físicas e elétricas da válvula 1R5 são virtualmente idênticas a vávula 1L6, exceto por uma pequena diferença. Internamente, a válvula 1R5 possue a sua grade no 5 (G5) conectada ao lado negativo do filamento, pinos 1 e 5 como mostrado na figura 1. A válvula 1L6 tem a grade no 5 (G5)e a grade no 3 (G3), conectada internamente ao pino no 5, 



não tendo conecção interna com o filamento, como mostrado na figura 2.




Deste modo, se uma válvula 1R5 for colocada no lugar da 1L6, sem enfetuar as devidas modificações, a alta tensão (+B) do rádio, será aplicada ao filamento da válvula 1R5, e as válvulas restantes que possuem seus filamentos em série serão queimadas.

As figuras 1 e 2, são circuitos das etapas osciladoras/conversoras de rádios Zenith, usando respectivamente válvulas 1R5 e 1L6.
Atraves da comparação de ambos os circuitos, pude verificar as diferenças internas entre as duas válvulas 1R5 e 1L6. Com estas diferenças em mente, eu posso sugerir dois métodos que permitem o uso da válvula 1R5 em substituição a 1L6.
MÉTDO DE SUBSTITUIÇÃO no 1
Esta primeira sugestão deve agradar aos colecionadores mais exigentes, devido a não haver necessidade de alterações no circuito do receptor, preservando a originalidade e consequente recolocação da válvula original (1L6). Este método é tambem o mais rápido, fácil e barato a ser adotado em várias alternativas.
Primeiramente, obtenha uma válvula 1R5 e corte seu pino no 5, (veja figura 3) com um alicate de corte fino. É importante que o pino seja cortado o mais rente possível da base do bulbo da válvula, devido a possibilidade do soquete da válvula ter seu contato no 5 levantado e possibilitar uma conecção não desejavel com o pino cortado.
Se voce tiver certeza que o único problema é a 1L6, a válvula 1R5 pode ser colocada no soquete e o rádio deve funcionar satisfatoriamente.





CUIDADO


Quando usar a válvula 1R5 modificada, tenha absoluta certeza que os pinos nos 1 e 7 sejan colocados nos contatos nos 1 e 7 do soquete da 1L6. Uma marca pode ser colocada no bulbo da válvula 1R5 entre os pinos nos 1 e 7, para assegurar o devido alinhamento e instalação.



MÉTODO DE SUBSTITUIÇÃO NO 2
O segundo método de utilização da válvula 1R5 em substituição da 1L6, envolve uma modificação no circuito do rádio.
Este método é realizado atraves da desconexão no soquete, de R1 e C2 do pino no 5 da válvula 1L6 como mostrado na figura 2. Os dois terminais dos componentes desconectados devem ser isolados para evitar curto com outras partes do circuito.
Alternativamente, estes dois componentes podem ser removidos do circuito, eliminando assim a possibilidade de curto circuito.
Com R1 e C2 desconectados ou removidos, o circuito conversor da 1L6 é agora virtualmente idêntico ao circuito usando a válvula 1R5 como mostrado na figura 1, exceto pelo valor do resistor de grade R2. Desta forma uma válvula 1R5 original (sem cortar o pino 5), pode ser usada em substituição a válvula 1L6.
CONCLUSÃO


Resumindo estes procedimentos, o método 1 utiliza uma válvula 1R5 modificada, através da remoção do pino 5.
O método 2 altera o circuito do receptor atraves da desconecção ou remoção de R1 e C2 do soquete da válvula 1L6 pino 5 e usa uma válvula 1R5 original.

NOTA: Visto que as características elétricas da válvula 1L6 e 1R5 são ligeiramente diferentes, pode ser necessário um pequeno ajuste do circuito oscilador. No entanto, como uma sugestão prática, eu não achei necessário tal procedimento em meu Zenith portátil 5G41 que funciona muito bem usando esta modificação.

(Melvin R. George, P.O. BOX 24934, San José CA 95154) Tradução João A.B.Mello


SUBSTITUIÇÃO PARA A VÁLVULA CONVERSORA PENTAGRADE - 1L6

Este segundo artigo, descrito na mesma publicação do periódico "ANTIQUE RADIO CLASSIFIED", sugere um outro método de substituição da válvula 1L6, proposto por Fred Gordon.
Um amigo enviou-me para reparo um rádio Zenith Trans-Oceanic que após uma inspeção, revelou entre outros problemas, um curto na válvula conversora 1L6.
Após tentar localizar uma válvula 1L6 para substituição, meu principal fornecedor teve dificuldade em acha-la.
Tenho notícia que a válvula 1R5 trabalha no lugar da 1L6, porém o receptor trabalha bem até entre 3 a 5 MHz.
Meu amigo necessita escutar todas as bandas de ondas curtas mais a banda de broadicasting

AM)
Tomei esta tarefa como um desafio e decidi modificar este receptor usando uma válvula que seja não só facil de encontrar, mas tambem de baixo custo. No entanto a modificação não deveria alterar a originalidade do rádio, nem ser permanente


Pinos da
1L6
1
2
3
4
5
6
7
Pinos da
1LA6
1
2
3
4
5
6
8
Após estudar meu manual de válvulas da RCA, eu descobri que a válvula ideal para esta substituição é a 1LA6.
Esta válvula é classificada como uma conversora pentagrade e suas especificações são similares a original 1L6.
A 1L6 é uma válvula miniatura de 7 pinos e a 1LA6 é uma válvula loktal com 8 pinos. (Antique Eletronics Supply me avisou que a mesma está disponivel por $4.90)
Como experiência, eu fiei a base femea de uma válvula loktal de 8 pinos para um plug macho de 7 pinos que deve ser inserido no soquete da válvula 1L6 do rádio.
A fiação entre o soquete loktal de 8 pinos e o plug macho de 7 pinos, exceto por uma
modificação, deve ser feita pino a pino.
A interconexão entre o plug macho e o soquete loktal são mostrados na tabela ao lado.


Após completar e verificar cuidadosamente a fiação, eu inseri a válvula substituta e descobri que todas as bandas funcionaram corretamente de 550 KHz a 18 MHz com a sensibilidade normal.
Notei que o ponto falho desta modificação foi um ligeiro desvio do oscilador local. Eu suspeito que este problema se deva ao comprimento da fiação usada na modificação que foi incorporada ao circuito do oscilador local do rádio.
Para compensar este problema, eu retoquei as bobinas do oscilador local para as faixas afetadas.

(Fred Gordon, Fred's Old Radio Emporium, 1612 West 7th Ave., Corsicana, . TX 75110 ) Tradução João Mello

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