Pesquisar este blog

sábado, 29 de julho de 2017

Função Repetidora Com Kenwood TM-V7A



Função Repetidora Com Kenwood TM-V7A


Você não está cansado de modular sempre na mesma cadeira, no mesmo shack, no mesmo quartinho do fundos? Pergunto isso porque de modo geral a estação de rádio vai sempre parar no quartinho dos fundos, onde não incomoda ninguém, onde não atrapalha os outros com assuntos que parecem intermináveis e que se repetem dia a dia. Não adianta, os mortais (não radioamadores), nunca entenderão o que tanto temos para falar com alguém que as vezes nem conhecemos pessoalmente. Agora se você tem um belo jardim ou mesmo uma piscina, que tal modular naquela repetidora distante que você só consegue da estação base na beirada da piscina, e isso com um HT na potência mínima? Parece difícil? Mas na realidade não é. Os novos rádios dual band hoje tem tantos recursos que até uma mini-repetidora está escondida por trás daqueles botões. O exemplo que iremos mostrar aqui é com a utilização do Kenwood TM-V7A, mas tenho certeza que os rádios de outros fabricantes também tem esse tipo de recurso.

Imagine que você quer operar uma estação repetidora em 146.730 MHz que você ouve tão bem, mas essa repetidora está a 50 Km, e do seu quintal de HT será quase impossível falar através dela. Como fazer para conseguir isso? Uma É bem simples, pegue seu HT dual band (ou mesmo um talkabout da Motorola) e escolha uma freqüência livre em UHF, no nosso exemplo 432.500 Mhz. Coloque no TM-V7A, na banda de VHF,  a freqüência da repetidora que deseja operar (146.730), não se esqueça do shift e do subtom se houver. Agora na banda do UHF, coloque 432.500 MHz. Deixe o indicador de PTT na banda de VHF, para isso basta apertar o botão de volume da banda de VHF. Desligue o rádio, mantenha pressionado o botão de volume da banda de VHF, e ligue o rádio, agora pode soltar o botão de volume. O indicador de PTT deve vir piscando, isso indica que o rádio está no modo repetidora. Agora transmita em 432.500 MHz e verá que o seu sinal será enviado para a repetidora em 146.730 MHz. Simples não é? O que você falar no UHF será transmitido no VHF. O mesmo vale para operar alguma repetidora em UHF, basta escolher uma freqüência em VHF livre, deixar o indicador de PTT no lado do UHF e desligar e ligar o rádio do mesmo modo que fez a pouco. Para sair da função repetidora basta desligar e fazer o mesmo procedimento que fez para ativar essa função.

Vimos então como usar seu rádio base parar repetir o sinal de uma banda para a outra, mas isso só lhe serve se você ouvir a repetidora diretamente pelo HT. Agora, se o sinal dela é muito fraco no HT, tem um outro modo de repetição chamado repetidora cruzada. Vamos tomar o exemplo da 145.230 MHz, ela está a mais de 100 Km, no seu HT ela chega chiando, mas na base chega muito bem, afinal você tem aquela direcional apontada para ela! Então faça o seguinte: Sintonize a 145.230 MHz na banda de VHF, sintonize a freqüência de UHF desejada. Deixe o indicador de PTT na banda de VHF e deixe o indicador CTRL na banda de UHF (para isso aperte aquele botão entre os dois botões de volume). Desligue o rádio, mantenha pressionado o botão de volume da banda de VHF, ligue o rádio e solte o botão de volume. Você deverá ver o indicador PTT piscando. Agora transmita em UHF, o seu sinal será retransmitido em VHF. Quando a repetidora, em VHF, entrar no ar, ela será retransmitida em UHF. Dessa forma você poderá falar pelo HT em UHF e ser retransmitido em VHF, o sinal que chegar em VHF será retransmitido no UHF. Bem simples não é mesmo? Para desligar bastar fazer o mesmo, desligue o rádio, mantenha o botão de volume da banda de VHF pressionado, ligue o rádio e solte o botão.

Lembre-se de usar sempre a menor potência que puder, pois o rádio nesse modo ficará transmitindo o tempo todo, hora na banda de VHF, hora na banda de UHF. Se usar potência alta, seu rádio ficará quente demais e o circuito de temperatura pode desativá-lo por proteção. Use o mínimo de potência no HT para poupar sua bateria, não há necessidade de muita potência, pois você está muito próximo de sua "estação repetidora".

Alguns modelos de TM-V7A não vem com a função repetidora, nesse caso procure nos sites de modificações (veja os links nesse website) como proceder para ativar essa função. Normalmente a modificação é algo bem simples como a retirada de um resistor SMD.

Quando em modo de repetidora no TM-V7A, você poderá ativar ou desativar uma função que se chama hold time, ela pode ser ON ou OFF. Em ON, será acrescentado um tempo antes da queda da portadora (o conhecido rabicho), em OFF a portadora cairá de imediato.

Agora é só pegar seu HT e sair falando pelas repetidoras andando pela casa. Se você for do tipo preguiçoso, é só ir para a cama e modular, cuidado pra não cair no sono e deixar os outros falando sozinho!

Bom divertimento

João Roberto - PY2JF



Nenhum comentário:

Postar um comentário