Pesquisar este blog

sábado, 29 de julho de 2017

PACKET RADIO



PACKET RADIO

1) INTRODUÇÃO:

Comunicação via rádio utilizando-se de sistema com computador para envio/recebimento de mensagens ou informações. Tem característica de troca de informações  (a estação-destino "receptora" recebe exatamente o que a estação-emissora "fonte" transmitiu) assegurado pela garantia do protocolo detectar se houve má decodificarão dos dados pela estação-destino.
As transmissões de informações são divididas em pedaços (pacotes) e a cada "pacote" recebido é retornado uma resposta da estação-destino. Outra característica própria, é que a comunicação é feita entre a estação-emissora "A" e a destino "B" somente; podendo assim, outras estações compartilharem o mesmo meio (freqüência) entre elas, sem que os pacotes entre as  estações A e B sejam enviados para as estações C e D e vice-versa por exemplo. Quando há comunicação entre duas estações dizemos que elas estão "conectadas" ou "linkadas".
O Packet Radio vem de estudos de aplicação de transferência de informações com computador do ano de 1978, que chegou-se em 1984 com um padrão nomeado de AX.25 versão 2.0 (Amateur X25) que foi aprovado por uma comissão técnica da ARRL (American Radio Relay League) e segue normas do protocolo HDLC e recomendações técnicas do protocolo X25.


2) MODELO DE UMA ESTAÇÃO  DE "PACKET RADIO"

     Equipamentos básicos:


Computador
Utilizado para enviar controles e informações para o TNC, bem como armazenar arquivos e programas em unidades de disco.

TNC  (Terminal Node Controller)
É o equipamento que servirá como interface entre o computador e o transceptor, fazendo todo um processo de decodificarão/codificação do protocolo AX.25  Pode ser utilizado interna ou externamente, sendo este último o mais comum.


Modem (MOdulador DEModulador)
Sistema que fará todo o tratamento de conversão dos sinais digitais que vêm e vão do TNC para sinais analógicos que vêm e vão para o transceptor. Existem vários tipos de Modems, cada um com características própris e com vantagens/desvantagens sobre o outro.

Computador
Será o meio pelo qual  as informações irão trafegar


3) MODELOS DE EQUIPAMENTOS MAIS UTILIZADOS:

A) COMPUTADOR
:- O computador mais utilizado é o IBM-PC (ou clone) devido ao fato de que os programas terem sido, na sua maioria, desenvolvidos nele.

B) TNC:
- Existe um padrão de arquitetura interna desde a regulamentação do protocolo AX25 versão 2.0 que é conhecido como “TNC2”:



4) TIPOS DE TNCs:

a) TNC DE PROPÓSITO GERAL:
    Permite ser ligado a qualquer terminal de vídeo ou computador. Trabalha somente em Packet Radio e normalmente segue o padrão de arquitetura do TNC2.



b) TNC EMULADO POR SOFTWARE (TNC Drivers):
     Faz com que um determinado tipo de computador execute em sua memória RAM, um software que (emulará) as funções de um TNC.

Configuração de um computador emulando um TNC:




c) TNC COM PLACA CONTROLADORA SERIAL PROTOCOLO "HDLC":
   Ë uma placa que contém um circuito integrado específico para trabalhar com o protocolo HDLC. É alojada internamente no computador, colocada em um dos conectores disponíveis (slot).
  Para esta placa trabalhar com as funções de um TNC, deve-se instalar na memória RAM do computador um programa especifico para esta função. Normalmente utiliza os chips controladores seriais Z8530 ou 8273.

Configuração de uma placa serial HDLC:



d) MCP (Multimode Communications Processor
   Ou Processador de Comunicações Multimodo, é um equipamento que opera em diversos modos de comunicação, como: ASCII, RTTY, FAX, NAVTEX, SSTV, PACKET, CW, AMTOR. Possui internamente um circuito integrado especial para o processamento de decodificação e codificação do modo de comunicação selecionado. Normalmente utiliza o chip controlador serial Z8530.

e) DSP (Digital Signal Processor):
   Características iguais ao MCP, só que tem a vantagem de possuir um circuito integrado especial para tratamento de sinais chamado DSP (digital signal processor), controlado por programa. Torna-se flexível por poder trabalhar em alguma modalidade nova de comunicação sem alteração interna do equipamento. Tem característica também de trabalhar desde baixas a elevadas velocidades e tratamento de sinais FSK, AFSK, PSK, devido ao grande potencial do circuito integrado DSP.
  Um chip processador digital de sinal que pode ser utilizado é da família TMS320 da Texas, além de outros fabricantes.


5) MODOS DE OPERAR UM “TNC”:

a) Comando:
modo em que o TNC opera no estado de receber informações que interpretara como comandos que alterarão seu estado inicial de configuração.

b) Conversação:
modo em que o TNC passa a operar de forma que o que for digitado mais o comando ENTER irá ser transmitido a outra estação que esteja conectada.

c) Transparente:
permite a transferência completa de dados formato AX25 pelo TNC, onde os caracteres não fazem controle algum no mesmo.

d)Kiss (Keep It Simple, Stupid):
permite ao TNC decodificar  e decodificar o protocolo AX25 e transferir a porta serial, a conecção é estabilizada pelo programa que controlará esta porta serial  (esta porta serial utiliza protocolo adequado chamado de SLIP “Serial Line Interface Protocol”)


6) TIPOS DE MODEM:

Diagrama básico de um Modem:
  

MODEM MAIS CONHECIDOS:
                  -para padrão bell-202: circuito integrado: AM7910, AM7911, TCM3105
-para padrão bell-103: circuito integrado: AM7910, AM7911
                       -para padrão 9600 baud: DFM Modem de James Miller "G3RUH

7) LIGAÇÃO DO MODEM “AFSK” AO TRANSCEPTOR

Modem AFSK de 300 ou 1200 baud, ligação do sinal de transmissão á entrada de microfone, e recepção retirado o sinal do alto falante:

             MODEM                 TRANSCEPTOR
                      PTT ----------> PTT
ALTO FALANTE ----------> ALTO FALANTE
     MICROFONE -----------> MICROFONE
             COMUM -----------> COMUM


NOTA: para transceptores tipo HT o sinal PTT do Modem deverá ter um resistor de 2K2 em série com o sinal MICROFONE para o mesmo poder ser utilizado.


8) LIGAÇÃO DO MODEM “DFM” (MODULAÇÃO DIRETA DE FM)                 PADRÃO “G3RUH” 9600 BAUD:

Modem que utilizado somente com modulação FM, devido a seu sinal ocupar uma largura de faixa de 4k8Hz e necessitar de uma resposta mais plana possível de 0 Hz até 9600 Hz.
É necessário fazer uma modificação no transceptor para operar com este tipo de Modem, onde os sinais para transmissão e recepção são enviados em locais diferentes em relação ao Modem AFSK. O sinal de transmissão deve ser injetado no Diodo Varicap do estágio de modulação; enquanto o sinal de recepção deverá ser retirado direto do demodulador:

               MODEM                  TRANCEPTOR
                        PTT ----------> PTT
  ALTO FALANTE ----------> ALTO FALANTE
       MICROFONE -----------> MICROFONE
               COMUM -----------> COMUM

9) SINAIS DE ENTRADA/SAÍDA COM TNC/ OU CARTÃO                       CONTROLADOR HDLC:

TXCLOCK=  (clock de transmissão) 16 x baud rate
TXD= (dado a ser transmitido deverá ser formato NRZI)
DCD= (detecção de portadora)
RXD= (recepção de dados)
RXCLOCK= (clock de recepção de dados)
GND= (comum, terra)

DETALHES:

-recepção

a) sinal de recepção retirado direto do diodo demodulador em circuito discreto  (local de sinal de recepção retirado com cabinho blindado)



b) em circuitos utilizando circuitos integrados comuns como: TA7761F/P,LA5006, LC7532M, TK10420, TK10424, MC3357; MC3361 o sinal de saída destes é no pino 9 retirado com um cabinho blindado.
-transmissão
-sinal de transmissão do Modem deve ser injetado no Diodo Varicap,
-monitorando com outro transceptor, ativar manualmente o PTT do transmissor e ajustar o trimpot do Modem para dar um desvio máximo de 3 KHz (o sinal TXA está sempre presente no Modem independente do sinal de PTT).
- o nível de sinal de transmissão é um ajuste que deve-se prestar muita  atenção e não passar o limite de 3 KHz, pois se exceder este valor o demodulador não terá captura do sinal.
-para muitos modelos de transceptores já existe na BBS um arquivo texto explicando a modificação própria com detalhes de pontos de ligação, etc.
-um circuito sugestivo opcional a ser aplicado em transceptores modernos é de se utilizar um relê que atuará na transmissão injetando o sinal e deixando sem quando passar para recepção:(relê: 2 contados reversíveis tipo NA)



10) PROGRAMA TERMINAL:

É o software que será utilizado para enviar comandos de controle para o TNC, bem como gerenciará toda a transferência de informação que será enviada e recebida por ele. Existem vários tipos de programas, cada um com mais ou menos  recursos que o outro.

11) TIPOS DE ESTAÇÕES DE PACKET RADIO:

a) Chama-se de "OPERADOR" ao tipo de estação que funciona normalmente somente com a presença do radioamador para controlar sua estação;
b) Chama-se de "BBS"  ao tipo de estação que funciona automaticamente e por um período de 24h, não requerendo o operador para o seu funcionamento devido ao programa gerenciador da mesma possuir recursos próprios para sua manutenção diária. A "BBS"(Bulletim Board System) tem finalidades  básicas de receber/enviar mensagens tipo nacionais, internacionais e pessoais; bem como normalmente concede aos usuários terem acessos a arquivos ou programas de interesse da área, para que qualquer radioamador  possa retirar ou enviar  arquivos ou programas. A BBS está localizada normalmente nas dependências de seu dono; não tem fins lucrativos e está disponível a qualquer usuário.
c) Chama-se de "NODE" a um tipo de estação que funciona por um período de 24h e tem a finalidade de atuar como uma "Repetidora Digital Inteligente”, que devido a sua localização
realiza o contato entre estações distantes. Possui um programa especifico desenvolvido para esta finalidade.
d) Chama-se de "GATE" um modo de operar um TNC de forma que este tenha no mínimo como ligar dois ou mais transceptores possibilitando assim que a partir de uma das portas, seja possível sair na outra.
e) Chama-se de "DIGIPEATER" a estação que esteja habilitada a repetir (retransmitir) uma comunicação entre um link, sendo pouco empregado devido a ser mais utilizado o sistema de Node que se faz por um programa que é inteligente em relação ao Digipeater.
12) CONSTITUIÇÃO DE UM “NODE” OU “GATE”:

13)CONSTITUIÇÃO DE UM TNC CONFIGURADO PARA TRABALHAR COMO NODE DE DUAS PORTAS:



14) CONSTITUIÇÃO DE DOIS TNC CONFIGURADOS PARA TRABALHAR COMO NODE DE DUAS PORTAS:



15) TRÁFEGO DE INFORMAÇÕES:

Os tipos de informações que trafegam entre as estações podem ser de vários tipos:
a)ENTRE OPERADORES:
- o que se digita no teclado de uma estação origem (estação "A")  vai para a estação destino (estação "B") e nesta aparece na tela;
-troca de arquivos ou programas para computador.
b)ENTRE OPERADOR E UMA ESTAÇÃO DE SISTEMA DE BOLETIM DE MENSAGENS   “BBS" (Bulletim Board System):
-para envio/recebimento de mensagens locais, mundiais e pessoais;
-para envio/recebimento de arquivos, programas de computador.
c)ENTRE OPERADOR OU BBS A UM "NODE":
-enlace a distâncias maiores.
d)ENTRE OPERADOR E UM SATÉLITE:
-utilizando-se do Node do Satélite;
-utilizando-se a BBS do Satélite.
e)ENTRE BBS E UM SATÉLITE (conhecido como modo: SATGATE):
-Satélite Gateway ("forward de mensagens”= troca de informações).
f)ENTRE DUAS BBS:
-forward de mensagens = troca de informações


16) EXEMPLO PRÁTICO DE UM CONTATO VIA PACKET RADIO:

Simulamos duas estações fazendo uma conecção em Packet, no exemplo em que PY2OV tenta conectar a estação de PY2CEL:

PY2OV>PY2CEL > (SABM)= pede conecção
PY2CEL>PY2OV> (UA)= aceita ao pedido de conecção
PY2OV>PY2CEL> (I,S0 (P)) = digita frase seguido de <enter>
              Ola amigo, bom dia!
PY2CEL>PY2OV> (RR1 (F))= confirma recepção do pacote de informação
PY2CEL>PY2OV> (I, S0 (P))= digita frase
              Bom dia. Aqui  Celso por Barueri!
PY2OV>PY2CEL> (RR1 (F))= confirma recepção do pacote
PY2CEL>PY2OV>  (RR1 (P))= simulamos que PY2CEL não tivesse ouvido
 a confirmação anterior e pede agora se ouviu
PY2OV>PY2CEL> (RR1 (F))=confirma novamente que tinha recebido
PY2OV>PY2CEL> (DISC (P))=pede desconecção
PY2CEL>PY2OV> (DM)=confirma desconecção

obs: o primeiro indicativo que aparece acima é o que fez a transmissão dirigida ao segundo indicativo. - o que aparece entre ( ) são de referencia ao protocolo AX25 (respostas e comandos do protocolo. Para quem esta conectado normalmente não interessa ver o tráfego, somente interessa o assunto a receber ou a ser transmitido por isso no programa terminal tem-se divisões de janelas na tela referente a um campo de comandos/conversação, outro de recepção e opcionalmente um de tráfego.


17) NODES:

Aqui um breve resumo de alguns comandos mais utilizados quando se está conectado a um Node:
Conectando um Node,  para descobrir seus comandos disponíveis deve-se digitar: ?
BBS= pede ao Node conectá-lo a BBS que está configurada no Node.
NODE= mostra a lista de Nodes ouvidos e os que ele pode conectar percorrendo uma rota automaticamente.
ROUTES= mostra a lista de Nodes que ele reconhece diretamente, a qualidade e qualidade de Nodes que cada um tem.
MHEARD= mostra um lista com o indicativo das estações ouvidas e quanto tempo faz que ele ouviu.
BYE= pede para o Node uma desconecção.


18) ILUSTRAÇÃO DE UM “NODE”:




1= envia pacote
2= confirma o recebimento do pacote
3= envia o pacote da estação origem
4= confirma o recebimento do pacote
obs:  O reconhecimento da recepção do pacote é confirmado pelo Node. Se um pacote for perdido  somente a estação precedente à perda deve reenviar o pacote.


19) ILUSTRAÇÃO DE UM “DIGIPEATER”:



1= envia pacote
2= repassa pacote
3= confirma recebimento do pacote
4= repassa a confirmação do recebimento do pacote
obs: O reconhecimento da recepção do pacote é confirmado somente quando este chegar na estação destino. Se um pacote for perdido a estação origem terá que retransmitir todo pacote.


20) BBS (BULLETIN BOARD SYSTEM)

As BBS aqui no Brasil estão utilizando o programa chamado “FBB”  e mais algumas ferramentas que gerenciam todo o seu funcionamento na sua versão no momento 5.15c, e oferece aos usuários diversos serviços como:
a)Tratamento de Mensagens:
Faz o envio e recebimento de menagens e boletins níveis pessoais, locais e internacionais com informações diversas tais como: DX, Keplerianos, Nasa, TCPIP, etc.
b)Tratamento de Arquivos e programas:
Dispõe de uma diversidade de arquivos textos e programas executáveis na  área de rádio comunicação que podem serem acessados e retirados. Dá-se preferencia ao modo de retirar arquivos e programas da BBS chamado de “modo de transferencia binária com o protocolo YAPP-C” (por que este tipo de protocolo permite que se ocorrer interrupção da transferencia do arquivo, seja possível continuar a retirar o mesmo arquivo de onde tinha sido interrompido). A maioria dos comandos para viajar dentro da BBS são os mesmos do MSDOS; diferenciando-se pelos comandos específicos de transferencia de arquivos e programas.
c)Modo Serviço:
Este modo de operação oferecido pela BBS fornece ao seu usuário serviços de auxilio, tais como:
-informações a respeito de um usuário (mini callbook)
-informações e cálculos de dados Keplerianos
-informações e cálculos de Grid-Locator
d)Servidores (Servers):
São programas que auxiliam usuários e sysop de outras BBS para a aquisição de programas, arquivos textos, lista de diretórios e outros mais sem que haja a necessidade do mesmo sequer ter conectado a BBS pretendida.


21) SATÉLITES:

A comunicação espacial foi implementada com a tecnologia de operação de Packet Radio a partir do satélite AMSAT OSCAR-10 (1984) seguindo-se de satélites exclusivos para este modo possuindo sistema próprio de armazenamento e fornecimento de mensagens inclusive com características de fazer forward com BBS (também conhecido como SATGATE) diretamente, provendo transferencias de mensagens internacionais rapidamente (exemplo dos satélites: LUSAT, UO22, KO23).
Existe também o programa espacial chamado de SAREX (Shutte Amateur Radio Experiments) organizado pela AMSAT e  ARRL desde 1985, promovendo eventos de demonstração internacionais de comunicação com satélite e estações terrenas.


22) ESTRUTURA DO PROTOCOLO AX25:

O protocolo segue as seguintes estruturas para cada tipo de pacote:
a) formato da estrutura dos pacotes tipos “I” e “UI”:




b) formato da estrutura dos pacotes tipo “U”e “S”:





23) FUNÇÃO DOS CAMPOS DO PROTOCOLO AX25:

-Campo de “Abertura do Pacote” (Flag Field):
Consiste de 8 bits contendo o código de informação do inicio do pacote.

-Campo de “Endereço” (Address Field):
Contém informações do indicativo origem; indicativo destino e indicativo(s) do(s) digipeater (se existir algum).

-Campo de “Controle” (Control Field):
Contém o valor de condição do pacote “pronto; recebido; não pronto; não recebido”, tipo de pacote (informação ou supervisão) e o número do pacote (cada pacote tem um número seqüencial iniciando de 0 aumentando até 7, e o próximo inicia com 0 novamente).

-Campo do Identificador do Protocolo “PID”(PID= Protocol Identifier Field):
Este campo somente existe na forma do pacote tipo “I”e “UI”e quando utilizado, identifica que tipo de protocolo está na camada 3. Os protocolos que estão neste campo são: AX25, IP, ARP, Extendido (+ dois bytes seguintes utilizados).


-Campo de Informação (Information Field):
Neste campo estarão contidas as informações que serão transportadas, contendo entre 1 a 256 bytes de informações.

-Campo de “Cálculo de Consistência do Pacote” (FCS= Frame Check Sequence Field):
São 16 bits que contém o cálculo tanto no momento de se enviar como ao receber um pacote. Ë a forma em que é assegurado a consistência exata das informações recebidas (segue normas regularizadas pela ISO 3309 (HDLC).



24) FORMA DE TRANSMISSÃO DO PACOTE:

Com exceção do campo FCS, todos os outros campos serão seqüencialmente transmitidos primeiro o bit menos significativo de cada byte a partir do “campo de abertura do pacote”.
Um pacote será considerado inválido se for constituído de menos de 136 bits.


25) EXTENSÃO DE IDENTIFICAÇÃO DO INDICATIVO DO PACOTE:

No modo Packet Radio, existe a possibilidade de identificar o mesmo indicativo de até 16 vezes, ou seja, pode-se criar até 16 estações com o mesmo indicativo.
A forma que é diferenciada cada uma é por números que vai desde 1 a 15, sendo o 16°. sem identificador numérico (0). Por exemplo, poderia especificar que a estação de indicativo PY2OV é a utilizada normalmente pelo operador, e a estação PY2OV-8 como sendo o indicativo da estação do Node, e ainda a estação PY2OV-3 a estação BBS do mesmo proprietário, e todas instaladas não obrigatoriamente não no mesmo local.


26) COMANDOS E RESPOSTAS DO PROTOCOLO AX25:


    FUNÇÃO
CMD     RESP
                        DESCRIÇÃO
X
-
SABM
Set Asyncronous Balanced Mode= pedido de conecção
X
X
RR
Receive Ready= confirmação do pacote recebido
X
X
RNR
Receive Not Ready= equipamento com memória cheia/ ou não pronto para processar mais informações
-
X
FRMR
Frame Reject= pacote recebido com erro na consistência dos dados
-
X
UA
Unnumbered Acknowledg= aceita pedidos DISC e SABM
X
-
DISC
Disconnect= desliga uma conecção
-
X
DM
Disconnected= resposta a um pedido SABM ou UI
X
X
UI
Unnumbered Information= transmissão de pacote sem conecção
X
X
REJ
Reject Frame= seqüência de pacotes recebidos esta quebrada


27) LISTA DOS PROGRAMAS E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS:
FUNÇÃO
NOME DO     PROGRAMA
 UTILIZA TNC      
UTILIZA MODEM  PADRÃO BAYCOM ?
UTILIZA CARTÃO CONTROLADOR SERIAL  HDLC ?

BAYCOM
NÃO
SIM
OPCIONAL

TPK
SIM
NÃO
NÃO

TPK+TFPXC210
NÃO
SIM
NÃO

TPK+TFPCX210 ou BPQ
NÃO
@1
SIM
 PROGRAMA
THUNDER
SIM
NÃO
NÃO
 TERMINAL
THUNDER+ BPQ
SIM
NÃO
NÃO

THUNDER+ BPQ
NÃO
@1
SIM

GP
SIM
NÃO
NÃO

GP+ TFPCX210
NÃO
SIM
OPCIONAL

SP
SIM
NÃO
NÃO

SP+ TFPCX210
NÃO
SIM
OPCIONAL

TFPCX210
NÃO
@1
SIM
      DRIVER
TFPCX210
NÃO
SIM
NÃO
      AX25
BPQ
NÃO
SIM
NÃO

BPQ
NÃO
@1
SIM

AX25
NÃO
SIM
NÃO

BPQ
SIM @2
NÃO
NÃO
     TCP/IP
NOS
SIM @2
NÃO
NÃO

NOS
NÃO
@1
SIM

NOS+ AX25
NÃO
SIM
NÃO

NOS+ BPQ
NÃO
@1
SIM

@1= depende do modelo do cartão
@2= TNC no modo KISS


28) COMANDOS DISPONÍVEIS NA BBS:

Os comandos disponíveis de uma BBS são:
(?, A, B, C, D, F, G, J, K, L, N, O, R, S, T, U, V, W, X, Y)”

COMANDO “?” (help command)
Aqui somente são mostrados os  comandos básicos de help. Para maiores detalhes de um comando específico, você deve digitar "? [COMANDO] <enter>". Ao teclar este comando não coloque  os caracteres " " nem  [ ] e tampouco < >. Enter pode ser na sua máquina a  tecla de RETURN. Exemplo: ? R   -> fornece o help sobre o comando READ.

COMANDO  “A” (abort)
Em meio a uma longa listagem vinda do BBS, você pode enviar o comando A (abort) para parar a listagem. Após um tempo, a listagem para e o BBS lhe pergunta se você quer ler alguma das mensagens (.a listagem continua após a leitura das mensagens),se você quer continuar a listar as mensagens ou se você quer parar a listagem. Caso a resposta da última questão for sim, o BBS retorna o seu prompt. Quando lendo mensagens com paginação, você pode também usar os comandos N e C se estiver lendo várias mensagens, por exemplo se você enviou o comando R 123 234 345 use N para saltar o resto da mensagem corrente e iniciar a leitura da próxima. Use C para cancelar a paginação para o resto das mensagens. “A" pode ser usado também em outros lugares, por exemplo, quando fazendo o download de arquivos ASCII extensos irá interromper o mesmo .

COMANDO “B” (bye):
O comando "B" desconecta você do BBS.

COMANDO “C” (conference)
O comando "CW" lista indicativos que estão em conferência.
- O comando "C" admite você na conferência, dado do prompt do BBS.
Quando em conferência, todos os comandos iniciam com um ponto (.) na primeira coluna.
Os comandos são :.C[port] INDICATIVO [V REPEAT ...] conecta um indicativo em um port. Pode ter uma conferência por porta. Exemplo: .C1 PP5AB vai colocar pp5ab ativo na conferência  na porta 1 (que corresponde a um frequência do BBS). O comando  .C3 PP5PM vai colocar pp5pm em outra conferência, na porta 3, outra frequência. Ambas conferências são simultâneas e não interferentes uma com outra.
D: desconecta um usuário da conferência..
H  mostra este help..W  lista os indicativos na conferência..
Q  permite que você saia da conferencia.

COMANDO “D”:
O comando D tem duas diferentes funções:
1) Se você enviar o comando D [nome_arq], o BBS vai lhe enviar o arquivo   nome_arq. Este arquivo tem que estar no diretório principal (raiz) do BBS.   Se o arquivo estiver num subdiretório, você deve informar o nome do arquivo   identificando o caminho (path) completo. Exemplo:   D VHF/VHF PACKET.QRG2) Se você enviar o comando D sozinho, você irá para uma parte da BBS chamada de “ FBBDOS”.   O FBBDOS é a parte da BBS que contém diversos tipos de arquivos e programas de interesse principalmente   na área de Packet Radio.   Os comandos   no FBBDOS são muito similares aos do MS-DOS.
Com o FBBDOS os usuários do   BBS tem acesso a uma parte do disco rígido configurada exclusivamente configurada com os programas e  arquivos. Estando no FBBDOS, os seguintes comandos são permitidos:
  ?  HELP =  Use um dos comandos para obter ajuda.  
   DIR    =  Lista arquivos neste diretório.
  MD MKDIR [name] =  Use um dos comandos para criar um novo diretório.
  RD RMDIR [name] =  Use um deste comandos para remover um diretório. Você não pode estar no diretório que quer remover, o diretório  tem que estar vazio e ter sido criado por você.     
  CD [name] =  Use CD para mudar de diretório. 
  COPY [from] [to] =  Copia de um arquivo de nome [from] para outro de nome Pode também ser usado para copia entre diretórios.
  DEL [filename] =  Deleta o arquivo [filename].  
  TYPE [filename] =  Download ASCII do arquivo [filename] do BBS.  O arquivo dividido em paginas, se estando no BBS você tem a paginação ligada. O arquivo deve estar no diretório corrente.  
 GET  [filename] =  Idêntico ao TYPE, mas sempre sem paginação e o arquivo é sempre terminado com um CTRL-Z. Isto torna este comando ideal para programas de captura.  
  PUT [filename] =  Use este comando para fazer upload de um arquivo ASCII para o diretório corrente no BBS.    
 BPUT e BGET =  Use para upload ou download de arquivos via rádio com o protocolo AUTOBIN.  
 YPUT e YGET =  São idênticos ao PUT e GET, mas usam o protocolo YAPP para transferências binárias. Exceção: Com o uso do modem telefônico YGET pode ser usado para download de arquivos binários com os protocolos YMODEM, YMODEM-BATCH ou   YMODEM-G.  
 XPUT e XGET =  Idênticos a YPUT e YGET, mas usam o protocolo XMODEM para transferências binárias. Somente utilizado com a  porta telefônica.  
  X1GET=  Como XGET, mas com o protocolo 1K-XMODEM.  
  ZGET=  Como XGET, mas com o protocolo ZMODEM.  
  EDIT [filename]  =  Este é um pequeno editor de arquivos texto e de outros arquivos do BBS. Você pode usar este editor somente com arquivos que VOCÊ fez upload no BBS. Mais detalhes com o comando "? EDIT".   
  F EXIT QUIT =  Retorna do FBBDOS para o prompt do BBS.  
   O =  Usado para mudar as "opções", como em modo BBS.  
  LIST  =  Mesmo que o comando DIR, mas mostra também a descrição do arquivo, desde que o usuário tenha providenciado esta ao fazer o upload.  
  PRIV  =  Dá ao usuário credenciado acesso a um diretório especial.
 VIEW =   Ver o conteúdo de arquivos do tipo *.ZIP, *.LZH etc.  Exemplo:   VIEW filename.ext  
 NEW =  Lista todos novos arquivos desde o seu último envio do comando NEW.  

COMANDO “F “:
Este comando da acesso ao modo SERVIÇOS e a comandos especiais.
No modo SERVIÇOS você pode:   
Obter estatísticas sobre o BBS e seu uso.   
Ler documentação de diferentes espécies.   
Obter informações sobre todos os usuários deste BBS.
Calcular seu grid-locator e distâncias entre vários grid-locator.   
Calcular órbitas de diferentes satélites.

COMANDO “G”
Este comando da acesso ao gateway. É necessário que o gateway seja permitido pelo BBS e existam canais disponíveis no port de gateway.   

COMANDO “I”:
Este comando lhe da informações sobre este BBS.

COMANDO “J”
Este comando lista das ultimas estações conectadas.
- Digite JK para ver as ultimas estações conectadas.
- Digite JA para ver os últimos indicativos que conectaram a porta A.
- Digite J1 para ver os últimos indicativos que foram monitorados na porta A.
- Digite JB para ver os últimos indicativos conectados no port B.
- Digite J2 para ver os últimos indicativos monitorados no port B.  e assim por diante.

COMANDO “K”
O comando K destina-se a apagar (KILL) mensagens DE você e PARA você.
- Digite K[espaço][número da mensagem] para apagar uma mensagem em particular.
-Digite KM para apagar todas as mensagens para você, que já foram lidas [Kill Mine].  Este comando NÃO irá apagar as mensagens que você ainda não leu.  Você não pode apagar mensagens que não sejam PARA você ou DE você. Somente  o SYSOP pode faze-lo.

COMANDO “L”:
O comando L lista mensagens no BBS. 
L  lista todas as novas mensagens desde seu ultimo comando L. 
LB lista somente boletins. 
LC para listagens especiais. 
LM lista todas as mensagens PARA VOCÊ. [List Mine]. 
LN lista todas as mensagens para você, ainda NAO LIDAS. [List New]. 
LL n lista as ultimas "n" mensagens do BBS. [List Last]. Ex: LL 10. 
LS [Texto] lista mensagens com [texto] no subject. 
L< [ind.] lista mensagens vindas DE [indicativo]. 
L> [ind.] lista mensagens PARA [indicativo]. 
L@ lista boletins locais, sem o campo @BBS. 
L@ [ind.] lista mensagens @[indicativo]. Ex: L@ AMSAT lista todos boletins @AMSAT. 
L  [numero]- lista somente mensagens com numero maior que [numero]. Lembre do "-"! 
L  [numero]-[numero] lista todas as mensagens entre estes números. 
LU lista todas mensagens NÃO LIDAS (status N) PARA e DE você. 
LR lista mensagens em ordem reversa, começando da mais velha.  LR pode substituir L na maioria dos contextos. (ex: LR 1-100)Exemplos:- Para listar mensagens maiores que a de numero 325, digite L 325-- Para listar mensagens de 300 a 350, digite L 300-350
Comando especial "LC": Com este comando você pode obter listagens especiais. Se você digitar LC DX, então todos os comandos (exceto LM e LN) irão somente listar mensagens com o campo PARA que contiver DX. Se você digitar LC *DX*, todas as mensagens com campo PARA vão conter DX, como por exemplo VHFDX, DXHF, etc. Para retornar ao normal, digite LC *. Ao digitar "LC ?" você obtém do BBS uma lista de todos os campos PARA do BBS.

COMANDO “N”:
O comando N é usado para informar (mudar mais tarde) seu nome no BBS. Você pode usar no máximo 12 caracteres. Nomes estranhos serão deletados, use o seu próprio primeiro nome. Veja também o help de NP, N/L, NQ, NZ, NH.

COMANDO “O”:
O comando O dá diferentes opções: “O" sozinho mostra que idioma você esta usando, sua paginação e numero-base.
- Digite OP para ligar/desligar a sua paginação.
- Digite OP [numero] para selecionar o numero de linhas de sua paginação.
- Digite OL para obter uma lista dos idiomas disponíveis.
- Digite OL [numero] para escolher um dos idiomas disponíveis.
- Digite ON para ver seu numero-base para mensagens.
- Digite ON [numero] para escolher uma novo numero-base. O numero que você es  colher será multiplicado por 1000, assim se você digitar ON 54, seu numero  base de mensagens será 54000.  Depois disso, se você digitar R 25, você estará   lendo a mensagem numero 54025. Você também pode usar o numero direto, digitando  ON 54000.
- Digite OR para escolher poder ou não listar e ler as mensagens pessoais. (verifique se o BBS permite).
- Digite OM para escolher se você quer receber a lista de novas mensagens para você  ao conectar ou não.

COMANDO “R”:
O comando "R" é utilizado para ler mensagens (não arquivos).
Digite R[espaço][numero_da_msg] para ler uma mensagem. Você pode solicitar a leitura de varias mensagens, separando seus números com um espaço.
Digite RM para ler TODAS as mensagens para você [ReadMine].
Digite RN para ler todas as NOVAS mensagens para você [Read New].
Digite RU para ler todas as mensagens NÃO LIDAS (status N) de ou para você.
Digite R< para ler as mensagens de um certo indicativo.
Digite R> para ler mensagens para um certo indicativo. Quando você estiver lendo várias msgs, uma após a outra (com paginação),  você pode agora enviar o comando N para pular diretamente para a próxima  mensagem, C para continuar sem paginação ou então A para Abort além de <enter>  para continuar com a próxima pagina.

COMANDO “S”:
O comando "S" permite que você envie mensagens.
Digite S[tipo][espaço][indicativo] para enviar uma mensagem.  [tipo] pode ser P de pessoal ou B de boletim. Digite S[tipo][espaço][indicativo] @ [indicativo] para enviar uma mensagem para  um outro BBS.
Digite SB ALL para enviar um boletim para ALL (não sairá do seu BBS).
Digite SR[espaço][numero] para enviar uma resposta para uma mensagem em especial.
Digite SC[espaço][numero][espaço][indicativo] para enviar uma cópia de uma  mensagem para outro indicativo. Você pode escrever uma menagem antes de digitar CtrlZ  então a cópia fica adicionada no seu texto. Caso não desejar enviar nada antes  do texto copiado, apenas digite um CtrlZ.

COMANDO “T”:
O comando T chama o sysop do BBS. Se o sysop estiver disponível, você terá a resposta dentro de um minuto. Caso contrário o BBS lhe avisa que o sysop não está disponível. Você irá retornar ao prompt e pode continuar normalmente.

COMANDO “U”:
O comando U pode ser usado para fazer upload de um arquivo ASCII para o diretório "raiz" do FBBFDOS.
Digite U [arquivo] para enviá-lo. Para enviar para um diretório, use como no exemplo:
U COMM/TPK/AIDE

COMANDO “V”:
O comando V mostra a versão especifica da BBS, a data da release do software e o copyright. Vai mostrar também o numero de mensagens ativas e a próxima mensagem (para fins do comando L).
Digite V para ver a versão do BBS. O comando V permite também ler mensagens com listagem "verbose", que inclui o roteamento delas. Use como o comando R.
Digite V[espaço][mensagem#] para Ler UMA mensagem específica.  Você pode solicitar várias mensagens por linha.
Digite VM para LER TODAS mensagens endereçadas para você. [Read Mine].
Digite VN para ler TODAS NOVAS mensagens endereçadas para voce. [Read New]. Para ler  msgs 313 e 325 digite "V 313 325". (Não esqueça do ESPAÇO!) Quando voce estiver lendo varias mensagens, uma após a outra (com paginação), você pode agora enviar o comando N para pular diretamente para a próxima  mensagem, C para continuar sem paginação ou então A para Abort além de <enter>  para continuar com a próxima página.

COMANDO “W”:
Use o comando W (sozinho) para obter uma lista dos arquivos de usuários no diretório raiz. Para ver nos subdiretórios, cite o diretório após o W, como:W LOCAL (mostra o que há no subdiretório LOCAL)

COMANDO “X”:
O comando X troca o seu status entre usuário "normal" e "eXpert"."Normal" lhe da prompts completos e mensagens padrão. “eXpert" lhe da' apenas comandos curtos e nada mais. Digite X para mudar o seu status entre "normal" e "eXpert".

COMANDO “Y”:
O comando Y utiliza o protocolo YAPP para transferências binárias.Seu software deve usar o mesmo protocolo para este tipo de transferências.
Digite YW para listar o diretório de arquivos binários.
Digite YI para listar os arquivos com os seus label.
Digite YN para listar os novos binários desde sua ultima conecção.
Digite YU [arquivo] para enviar um binário PARA o BBS. Voce não pode substituir  algum arquivo já existente.
Digite YD [arquivo] para receber um arquivo do BBS.
Digite YZ [arquivo] para deletar um arquivo do BBS.

SERVIDORES (SERVERS) NA BBS:
São programas que auxiliam usuários e sysop de outras BBS para aquisição de programas, arquivos textos, lista de diretórios e outros mais sem que haja a necessidade do mesmo sequer ter conectado a BBS pretendida.  Estes programas servidores são instalados com o  programa gerenciador na BBS que empregam os programas padrões "FBBDOS ou WA7MLB" pelo seu mantenedor que configura o sistema como ele deseja.  Existem diversos tipos destes servidores, cada um com uma função específica; todos eles tem em comum darem o resultado em forma de mensagem que ficará disponível na HomeBBS ao requisitante ao pedido feito.  O tempo que leva para este resultado vai depender somente do tempo do pedido do servidor chegar a BBS requisitada e retornado. 
A forma para que um dos servidores seja acionado é feita enviando-se uma mensagem à BBS pretendida requisitando o serviço do servidor (REQDIR,REQFIL..etc).
Tomaremos três tipos mais comuns de servidores:
REQDIR: Solicita uma lista do diretório do DOS da BBS
REQFIL: Solicita um arquivo ASCII (TEXTOS; DOCS) da BBS
REQBSQ: Solicita um arquivo em ASCII a partir de um arquivo BINÁRIO (EXE; COM; ZIP; ARJ; etc.) da BBS
__* REQDIR 
Permite receber uma lista dos arquivos disponíveis da BBS desejada.  Querendo por exemplo saber quais arquivos estão disponíveis no diretório raiz de PY2ZE:
SP REQDIR @ PY2ZE
*.*
/EX 
Querendo saber o conteúdo do subdiretório conhecedo -se o diretório raiz:
SP REQDIR @ PY2DNX
C:/COMM/BAYCOM/*.*
/EX
__* REQFIL 
Permite receber um arquivo formato ASCII da BBS desejada.
Exemplo:
SP REQFIL @ PY2GNU
9600MAN.TXT
/EX
Sabendo o diretório raiz:
SP REQFIL @ PY2GN
RADIOMOD/FT101E.001
/EX
__* REQBSQ
Para obter o arquivo binário na sua HomeBBS da própria ou de uma outra BBS, existe um recurso que converte este arquivo binário para ASCII deixando-o disponível em forma padrão “BSQ" como no exemplo:
SP REQBSQ @ PY2CGB
COMM/NET/JNOS110F.ZIP 
A BBS retornará em mensagem(s) o arquivo solicitado em formato BSQ; sendo necessário editar  retirando o cabeçalho, juntar com o comando COPY do DOS, e depois utilizar o BSQTOOLS.EXE ou o BSQ.COM


29)TOPOLOGIA DE NODES E BBS:

Node no Pico do Jaraguá- SP:

 Topologia no Pico de Serra Negra- SP:


Topologia no Pico de São Carlos- SP:
  
Topologia em Ribeirão Preto- SP:


Topologia em Ouro Fino- MG:
  
Topologia no Pico de Poços de Caldas- MG:

  
BBS em São Paulo -SP (todos a 1200 bps AFSK):

PY2GN
ACESSO PELO NODE PY2BJO-8 (SPAULO)
145.120 Mhz
PY2CGB
145.070 MHz
PY2DML
145.150 Mhz
PY2DNX
145.630 Mhz, 144.950 Mhz
PY2AA
144.970 MHz


BBS em Campinas- SP:

 BBS em São José dos Campos- SP:
  
Node no Pico do Itapeva, Campos do Jordão- SP:

 Node no Pico do Jaraguá- SP:

 BBS em Mendes- RJ:

 Node no Pico do Lírio- RJ:

 BBS em Campos- RJ:
  

Gateway com a rede Internet; localizado em São Paulo- SP:




27)SATÉLITES COM ACESSO DO MODO AX25 DISPONÍVEIS:

NOME DO SATÉLITE
FREQÜÊNCIA DO
BEACOM (Mhz)
TRANSPONDER
DIGITAL (UPLINK)
TRANSPONDER DIGITAL (DOWNLINK)
UO-14 (UOSAT-D)
435.070 - FM
#FSK 9600 bps
#AFSK 1200 bps
145.975 - FM
FSK 9600 bps
435.070 - FM
FSK 9600 bps

FO-20 (FUJI OSCAR)
a) 435.795
    #CW 20 wpm;
    #PSK 1200 bps AX25
b) 435.910
    #PSK 1200 bps AX25
#1= 145.850
#2= 145.870
#3= 145.890
#4= 145.910
 (FM- 1200 bps     AFSK/Manchester AX25)
435.910
BPSK 1200 bps AX25
A0-16 (PACSAT)

#1= 145.900
#2= 145.920
#3= 145.940
#4= 145.960
AFSK 1200 bps AX25
a) 437.02625
     (PSK-SSB 1200 bps AX25)
b) 437.01530
     (BPSK-SSB 1200 bps
     Raised Cosine AX25)
c) 2401.14280
     (BPSK-SSB 1200 bps AX25)
DO-17 (DOVE)
#1= 145.825
        (FM- AFSK
        1200 bps)
#2= 2401.2205
        (BPSK-SSB
        1200 bps)


WO-18 (WEBERSAT)


a) 437.07510
     (PSK-SSB 1200 bps
     AX25 )
b) 437.12580
      (BPSK-SSB 1200 bps
       AX25)



NOME DO SATÉLITE
FREQÜÊNCIA DO
BEACOM (Mhz)
TRANSPONDER
DIGITAL (UPLINK)
TRANSPONDER DIGITAL (DOWNLINK)
LO-19 (LUSAT)
CW 12 wpm
#1= 145.900
#2= 145.880
#3= 145.860
#4= 145.840
FM- AFSK 1200 bps/
Manchester
a) 437.15355
    (PSK-SSB 1200 bps
    AX25)
b) 437.12580
     (Raised Cosine/SSB
     1200 bps)
UO-22

# 145.900
# 145.975
@FM- FSK 9600 bps
@FM- AFSK 1200 bps
     (backup)
435.120
@FM- FSK 9600 bps
@FM- AFSK 1200 bps
     (backup)
ARSENE

# 435.050
# 435.100
# 435.120
FM- AFSK 1200 bps AX25
145.975
FM- AFSK 1200 bps AX25
KO-23 (KITSAT-A)

# 145.850
# 145.900
FM- FSK 9600 bps
435.175
FM- FSK 9600 bps
KO-25 (KITSAT-B)

# 145.870
# 145.980
FM- FSK 9600 bps
# 435.175
# 436.500
FM- FSK 9600 bps
AO-27 (EYESAT-A)

145.850
@FM- FSK
    300/9600 bps
@FM- AFSK
     1200 bps
436.800
436.800
@FM- FSK
    300/9600 bps
@FM- AFSK
     1200 bps
IO-26 (ITAMSAT-A)

# 145.875
# 145.900
# 145.925
# 145.950
FM- FSK/Manchester
1200/4800/9600 bps
# 435.870
# 435.820
BPSK- SSB AX25
1200/4800/9600 bps
MIR SPACE STATION

145.550
FM- AFSK 1200 bps
145.550
FM- AFSK 1200 bps
SAREX

144.490
FM- AFSK 1200 bps
145.550
FM- AFSK 1200 bps


31) LISTA DE FORNECEDORES DE APARELHOS E SUPRIMENTOS PARA PACKET RADIO:

AEA (ADVANCED ELECTRONIC APPLICATIONS INC.)
P.O.BOX C2160/2006 196th St. S.W. Lynnwood, WA 980360918, USA
TNC, SERIAL CARD, MCP, DSP

KANTRONICS
1202E 23rd St Lawrence, KS 66046, USA tel: 9138427745
TNC, MCP

MFJ ENTERPRISES INC.
P.O.BOX 494, Mississipi State, MS 39762, USA  tel: 8006471800
TNC, MODEM, MCP

PACCOMM PACKET RADIO SYSTEMS IN.
4413 N. Despedires Sertã, Tampa, FL. 336147618, USA fax: (813)8728696
TNC, G3RUH, MODEMs

TAPR TUCSON AMATEUR PACKET RADIO CORPORATION
P.O.BOX 12925, Tucson, AZ 85732, USA tel: 6027499479, fax: 6027495636
TNC, MODEM, G3RUH MODEM,

DRSI DIGITAL RADIO SYSTEMS INC.
2065 Range Rd, Clearwater, FL 34625 USA
SERIAL CARD

ARRL AMERICAN RADIO RELAY LEAGUE
225 Main St., Newington, CT 06111, USA

BAYCOM
RUDI DUSSMANN
OTTOHAHNSTR.9, 8400 REGENSBURG  tel:094173589  fax:094191777
BAYCOM PROGRAMA TERMINAL, USCC CARD, MODEMs

MODEM PADRÃO BAYCOM   
tel 7054900/ramal:417 (c/ Francisco Ramires, py2ov)

PRINTED CIRCUIT BARE BOARD
(placa para Modem padrão G3RUH 9600 baud + Eproms):
a) James Miller (g3ruh)     
   3 Benny's Way; Coton Cambridge; CB3 7PS England  
b) Siskin Eletronics     
  PO Box 32, Hythe, Southampton, SO4 6WQ, England


32) LISTA DE CONSULTAS E REFERÊNCIAS:

ARRL HANDBOOK FOR THE RADIO AMATEUR
Editora: ARRL 

AX25 AMATEUR PACKET RADIO LINK LAYER PROTOCOL VERSION 2.0
OCTOBER 19984  
Editora: ARRL 

YOUR GATEWAY TO PACKET RADIO 
Stan Horpeza, WA1LOU  
Editora: ARRL 

HANDBOOK DO RADIOAMADOR 
Iwan Halasz  PY2AH  
Editora EDUSP (Editora da Universidade de SP) 

COMUNICAÇÃO DE DADOS E SISTEMAS DE TELEPROCESSAMENTO 
Jorge Luis da   Silveira  
Editora: Makron, McGrawHill


Nenhum comentário:

Postar um comentário