Pesquisar este blog

sábado, 31 de dezembro de 2016

BOLETIM INFORMATIVO Nº 02/99 da PR7AA



 
 

 
 
 
 
 


        João Pessoa-PB, 16 de janeiro de 1999

 

 

Esta é a PR7AA, estação oficial da Diretoria Estadual da Labre – Paraíba, na leitura do seu Boletim Informativo nº 01/99, do dia 16 de janeiro de 1999.

_____________________________________________________________________

 

1 – EDITORIAL

Estamos na sétima edição de nosso boletim informativo. A idéia principal que norteou o seu aparecimento foi aproximar os radioamadores em torno da Labre, especificamente a Labre-PB. Modesto na sua aparência, pretencioso no seu conteúdo e esperançoso nos seus resultados. É assim que poderíamos definir o perfil de nosso boletim.

É fato corriqueiro, encontrar colegas em encontros, na frequência, etc.. tecendo comentários sobre a necessidade da atuação Labre, notadamente no tocante a ser ela uma baliza onde as informações fossem fartas, em quantidade qualidade e amplamente divulgadas.  Lembramos, no entanto, que a Labre somos todos nós. Seja o colega labreano ou não. Mesmo porquê a Labre paga aos cofres da IARU, taxas sobre o número de radioamadores legalmente registrados no Brasil, incluindo nesse universo os não-labreanos. Em contrapartida, as conquistas são repassadas a todos.

É comum também, colegas transferirem rancores pessoais para dentro da nossa Liga. Quem tem a perder com isso somos todos nós. É preciso que os problemas pessoais sejam deixados do lado de fora dos portões da Labre.  É preciso pensar alto e com nobreza.

Pense nisso...!!!

 

 

DIRETORIA DE RADIOAMADORISMO

 

 

2 – BBS DA LABRE-PB

Encontra-se em funcionamento na frequência de 145.090, em packet, a 1200 bauds, a BBS da LABRE-PB. Solicitamos aos colegas que operam em 2 metros, residentes fora da cidade de João Pessoa, que informem a reportagem de sinais, a fim de que tenhamos uma idéia da área de cobertura da BBS.

É um projeto embrião para a implantação do gateway  da Labre-PB.  Mas, o que é um gateway?  Gateways são sistemas que possibilitam a comunicação das redes da packet de radioamadores com a Internet.  Assim, nos locais onde exista um gateway, um radioamador pode com sua estação de packet, em VHF ou UHF, acessar a Internet, sem o uso de linha telefônica ou ter que adquirir uma conta em um provedor.

Estamos estruturando uma biblioteca de softwares para distribuição gratuita entre os colegas interessados em operar a nossa BBS. Quem necessitar de cópias destes softs, levar a quantidade de disquetes de 3,5 polegadas necessária. Dispomos de vários softwares para CW, RTTY, AMTOR, PACTOR, PACKET e SSTV.

Se você tem conhecimento e habilidade para montar sua própria placa Baycom, dispomos de um tutorial escrito no Word 7.0, contendo o diagrama, lay-out do circuito impresso e fotografia da placa montada. Complementando o artigo, instruções de como interligar com o transceptor e o computador, bem como ajustar a placa Baycom.

Também está sendo elaborado um Manual do Usuário da BBS para distribuição entre  os colegas interessados em operar a PR7AA-BBS. Apesar de ainda não estar concluído, pode ser conseguida cópia com o PR7JRC-Zezito ou com a Secretária da LABRE.

 

Solicitamos aos colegas que utilizam a sala-rádio da Labre, que evitem usar os equipamentos da BBS. Para fonia, foram colocados à disposição dos sócios dois transceptores: em HF o TS450S e em VHF o TM2000, que estão localizados na extremidade direita da mesa do shack. Os  demais equipamentos fazem parte da BBS que deve permanecer ligada 24 horas. Se tiver dúvida, procure orientação com a secretária, ou algum dirigente presente. Frequentemente, a secretária da Labre tem encontrado a BBS fora do ar , pelo uso inadequado, motivado por colegas que sem o conhecimento necessário, tentam operá-la.

 

3 - NOTÍCIAS DE DX

.5Z – KENYA – Graham G0VNW estará ativo até outubro como 5Z4GC, em SSB e em todas as faixas. QSL via WB2YQH.

 

9N7 – NEPAL – 9N7AR está ativo em 40/15/12/10 metros, em CW e SSB. QSL via JR8FEK.

 

AX – AUSTRÁLIA – Bernie VK4EJ, informa que estará usando o indicativo especial AX4EJ, por apenas um dia, para celebrar o “AUSTRALIA DAY”  em 26 Jan.  QSL via home call.   AX1TX  também estará ativo na mesma data. Um QSL especial será confeccionado.  QSL via K1WY.

 

C21 – NAURU – Uma operação terá lugar em Nauru, no Pacífico Central, a partir de 27 Fev até 07 Mar.  Bob G3ZEM usará o indicativo C21ZM e Roger G2SXW o indicativo C21SX.  Verifique as frequências terminadas em “3”, escutando 1-3KHz acima. QSL via home call.

 

H4 – ILHAS SALOMÃO e ILHAS TEMOTU – Siegfried DK8FN, estará ativo das Ilhas Salomão como H44FN, entre 24 e 27 Jan. Entre 28 Jan e 10 Fev, com a chegada de Bernhard DL2GAC, estarão ativos nas Ilhas Temotu. DK9FN estará operando em CW e DL2GAC em SSB. Os indicativos usados, ainda não foram anunciados.  QSL para DK9FN via HA8FW e DL2GAC via home call.

 

HC8 – GALÁPAGOS – Paul DL6FBK informa que está indo para o Equador em 18 Jan e espera estar ativo de lá. Deseja visitar o shcak de Henri HC8KU e planeja operar como HC8/DL6FBK/p em CW e SSB em 40/20/15/10 metros, entre 04 e 09 Fev.

 

JT – MONGOLIA – Fique atento em 40 e 80 metros para JT1BH durante os seguintes horários: 2000-2300Z em 3510MHz e 2300-0000Z em 7010MHz. QSL via JT1BH  S. Surenjav, P.O.Box 125, Ulaanbaatar-13, Mongolia.

 

AUSTRAL e ILHAS MARQUESAS – Wulf DL1AWI e Mat DL5XU estão ativos como FO0AWI e FO0XUU em Nuku Hiva – OC-027 até 30 Jan. Entre 02 e 10 Fev estarão ativos a partir de Rurutu OC-050. A maior parte de suas atividades será em 160-10 metros, CW.  Eles tentarão também usar RTTU e SSTV. QSL via respectivos home calls.

 

 

4 – CALENDÁRIO DE CONTESTES

Durante este mês de janeiro, serão realizados os seguintes contestes:

 

·           NORTH AMERICA. QSO PARTY, Fonia  1800Z, Jan 20 to 0600Z, Jan 21

·           ARRL JANUARY VHF SWEEPSTAKES   1900Z, Jan 20 to 0400Z, Jan 22

·           CQ 160-METER CONTEST, CW       2200Z, Jan 26 to 1600Z, Jan 28

·           UBA CONTEST,Fonia                        1300Z, Jan 27 to 1300Z, Jan 28

 

5 – SSTV VIA ESTAÇÃO ESPACIAL MIR

Quem estiver interessado em ver imagens transmitidas pela Estação Espacial MIR, via SSTV, poderá ver algumas imagens e a história do desenvolvimento deste feito em http://www.msnbc.com/news/227580.asp

Para receber as imagens diretamente da estação, o downlink é feito em 145.985Mhz, FM. É uma frequência de teste temporário, devendo posteriormente ser re-alocada para 70cm, em 437.975MHz. Atualmente a MIR só está transmitindo imagens aos Sábados e Domingos.

 

6 – VOCÊ SABIA?

Que a LABRE foi fundada em São Paulo, no dia 01 de fevereiro de 1931, após a extinção da ABRA (Associação Brasileira de Radioamadores)?

Que existiam duas entidades congêneres, uma no Rio de Janeiro, denominada RBR (Rede Brasileira de Radioamadores) e a LABRE em São Paulo, e que em 22 de outubro de 1934 foram unificadas, criando a LABRE que nós conhecemos até hoje?

 

7 – CENTRAL DE ATENDENDIMENTO DA ANATEL

A ANATEL informa que entrou em funcionamento, desde o último dia 08 Set, a sua Central de Atendimento. Para ter acesso ao serviço basta ligar para 0800-332001. A ligação é gratuita.

O atendimento é feito 24 horas por dia, inclusive feriados e fins de semana, e está disponível aos cidadão de qualquer parte do país.

Ligue para 0800-332001 e fale com a ANATEL.

 

8 – NOVO EQUIPAMENTO PARA TRANSMISSÃO DIGITAL

Para quem gosta de transmissões digitais em packet, vale a pena conhecer  o novo equipamento da Kenwood. Trata-se do TH-D7A

 

Características:

-          Operação 144/430MHz

-          Potência 5,5 Watts @ 13,6Volts

-          TNC interno de 1200/9600 bauds

-          Software interno para operar APRS

-          Dupla recepção em VHF para Voz e dados

-          200 canais de memória com 8 displays

-          Nome e frequências programáveis por computador

-          Decodificador e codificador de CTCSS internos

-          Monitor de DX Cluster,  entre outras...

 

Quem estiver interessados em maiores informações sobre este equipamento, visitar o site www.kenwood.net

 

 

DIRETORIA SOCIAL

 

9 – INSTALAÇÕES SOCIAIS

A Labre-PB, dispõe, para uso dos associados e familiares, de uma sinuca tamanho oficial, uma mesa de ping-pong e jogos de totó, dama, gamão, etc.

O barzinho funciona diariamente e por ocasião dos encontros e eventos, com cafezinho e agua gelada gratuitos bem como refrigerantes e cerveja mediante indenização. O seu uso é aberto a todos que nos visitam.

Às terças-feiras à noite e aos sábados pela manhã, os colegas habitualmente se reúnem em nossa sede para um jogo de sinuca, ou simplesmente para um encontro informal. Você também é nosso convidado, participe!!

 

10 – ANIVERSARIANTES

A Labre-PB, se congratula com os colegas que neste período completam data natalícia, desejando a todos saúde e felicidade junto aos seus familiares.

 

Dia 19 Jan

-          Sebastião Wagner Azevedo Raposo

 

Dia 21 Jan

-          Marconi M. M. Medeiros – PU7EIF

 

Dia 22 Jan

-          Francisco Chaves

 

 

SECRETARIA

 

11 - NOTICIAS DA SECRETARIA

Os diplomas de sócio e as carteiras sociais de todos os associados da Labre-PB, já estão confeccionados e à disposição. Solicitamos aos colegas a seguir relacionados, que procurem enviar à nossa Secretaria, duas fotos 3x4 a fim de que possamos atualizar o fichário e enviar a nova carteira social. Dando prosseguimento, relacionaremos mais 15 colegas que ainda não enviaram as fotografias:

 

Martinho C. de M. Henrique

Manoel Lopes de Souto

Margarida S. T. da Silva

Paulo Sergio Souto

Pedro Leandro Vieira

Reno Barros de Alencar

Roberto Hugo P. Vieira

Robert Sidney Dore

Roberto Dantas Brandão

Sandra de Fátima B. Machado

Severino Manoel de Souza

Severino F. do Patrocinio

Severino J. dos Santos

Ireneu de Araujo

Sônia Maria Gaudêncio de Novaes

 

Na próxima semana divulgaremos mais 15 associados.

 

Endereços da LABRE-PB

Para melhor se estruturar, a LABRE-PB precisa que o contato com o seu quadro social seja mais efetivo. Se você precisa de informações, enviar sugestões, atualizar seus dados pessoais, enfim, participar mais das atividades da nossa Liga, procure entrar em contato conosco. Para tal, informamos nossos endereços:

 

Telefax     :  (083) 221-2592

E-Mail       :  pr7aa@openline.com.br

End Postal : Av. Eng. Leonardo Arcoverde s/n

                      Jaguaribe – João Pessoa - PB

 

 

Cópias do Boletim Informativo, via Internet

Os colegas interessados em receber uma cópia deste boletim, via internet, favor enviar um e-mail expressando seu interesse para: pr7aa@openline.com.br. A partir daí ,  todas as segundas-feiras, será enviada, anexo a um e-mail, uma cópia do nosso Boletim Informativo, escrito no Word97 e compactado com o WinZip.

 

 

12 - CORRESPONDÊNCIA

a)   Recebida.

- Correspondência recebido de ELIEZER FIRMINO MONTEIRO-PR7BX ao Presidente do Conselho Luiz Pessoa de Araújo-PR7LA, comunicando o seu afastamento do Cargo de Conselheiro, com a finalidade de assumir o Cargo de Tesoureiro da Labre-PB.

 

b)   Expedida

 - Portaria nº 01/99, em que o Diretor da Labre/PB (ANTÔNIO MORAES DE MEDEIROS-PR7PHD) resolve no uso de suas atribuições estatutárias, nomear ELIEZER FIRMINO MONTEIRO-PR7BX para exercer o cargo de Tesoureiro da Labre-PB.

 

 

 

13 – EXPEDIENTE DA LABRE-PB

 

Segundas, Quartas, Quintas e Sextas:  Das 08.00 às 17.00 horas.

Sábados:                                              :  Das 08.00 às 12.00 horas

Terças:                                                 :  Das 13.00 às 20.00 horas

 

 

Caro associado, é importante que você mantenha atualizado os seus dados pessoais junto à nossa Secretaria. Para tal, entre em contato conosco, via telefax, e-mail, via postal ou pessoalmente.

 

 

 
Neste momento, a PR7AA, estação oficial da Diretoria da Labre Paraíba, encerra a transmissão do seu boletim informativo semanal, agradece a todos que nos honraram com a sua audiênci

Nenhum comentário:

Postar um comentário